Grupo Pão de Açúcar mostra ao consumidor de onde vêm os produtos que vende

Criado há pouco mais de um ano pelo Grupo Pão de Açúcar, o Programa Qualidade desde a Origem oferece agora a possibilidade de o consumidor…

Criado há pouco mais de um ano pelo Grupo Pão de Açúcar, o Programa Qualidade desde a Origem oferece agora a possibilidade de o consumidor conhecer a procedência de vários produtos pela internet. Basta que o cliente entre no site do programa e digite, no campo indicado, o código de rastreamento do fornecedor presente na etiqueta. Se não houver o código — caso dos produtos a granel —, o consumidor encontra o fornecedor fazendo a busca a partir do produto.

Dessa forma, é possível saber qual a região produtora e o nome do fornecedor de frutas, legumes e verduras das prateleiras das lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas. Veja aqui o site do programa “Qualidade desde a Origem”.

“O lançamento do site reflete nossa transparência em toda a cadeia produtiva e, especialmente, o compromisso com os nossos clientes. Esse compromisso e o espírito de colaboração resultantes do projeto marcam uma nova etapa na agricultura brasileira”, avalia Hugo Bethlem, Vice-Presidente Executivo do Grupo.

Para Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, esta é uma iniciativa que vem colaborar no processo de construção de uma sociedade cada vez mais consciente de seus atos de consumo. “Uma ferramenta que permite saber a origem dos produtos é essencial para o consumidor consciente”, afirma. “A partir das informações sobre a cadeia produtiva, o consumidor pode conhecer os impactos do seu consumo e, assim, optar pela compra de produtos mais sustentáveis.”

Atualmente, as lojas do Grupo Pão de Açúcar movimentam cerca de 100 mil toneladas de frutas, verduras e legumes todos os meses. O acompanhamento de todas as etapas, desde as fazendas até as prateleiras, permite o controle do uso correto dos agrotóxicos e a melhoria dos processos de cultivo.

O programa “Qualidade desde a Origem” conta com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), que oferece treinamento aos fornecedores sobre o monitoramento de Boas Práticas Agrícolas (BPA). A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também apóiam o projeto.

O Grupo Pão de Açúcar é associado ouro do Instituto Akatu.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

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