loader image
03.08.15 às 11:26

Google Street View também vai medir a qualidade do ar que respiramos

Google fechou uma parceria com a Aclima para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Conhecido por permitir a exploração dos mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos nas cidades.

Recentemente, o Google fechou uma parceria com a Aclima, uma empresa americana que desenvolve tecnologias ambientais, para equipar seus carros com sensores capazes de monitorar a concentração de poluição na atmosfera.

A Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações referentes a essa nova ferramenta ambiental

A investida abre caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o entendimento sobre o fluxo dos principais poluentes em nível local.

Os primeiros testes pilotos já começaram e contam com apoio da Nasa e da Agência Espacial Americana (EPA).

Expansão do projeto

Durante todo o mês de junho, três carros do Street View percorreram a cidade de Denver, no Colorado, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azoto, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

Nas próximas semanas, a Aclima e o Google vão expandir o mapeamento do ar para a cidade de São Francisco e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações referentes a essa nova ferramenta ambiental.

Assista ao vídeo do anúncio do projeto

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também