loader image
10.06.10 às 0:00

Gisele Bündchen aconselha: “faça xixi no banho”

Top model dá a dica na campanha “Tome uma atitude”, lançada em seu site oficial
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A top model Gisele Bündchen aconselha as pessoas a fazer xixi no banho. A dica é apresentada no site oficial da modelo, que lançou a campanha “Tome uma Atitude”, em comemoração ao dia do Meio Ambiente (5 de junho).

E Gisele tem razão. Ao fazer xixi durante o banho diário, cada pessoa vai economizar pelo menos uma descarga por dia; são 12 litros por descarga segundo o site da modelo. Nas chamadas descargas econômicas, o reservatório acoplado ao vaso tem capacidade para seis litros de água.

Em um ano, a economia pode variar de 2.190 litros a 4.380 litros de água; em três anos, portanto, pode-se encher um caminhão-pipa inteiro. Tudo isso se só uma pessoa fizer sua parte. Se a população da cidade de São Paulo fizer o mesmo, a água economizada será suficiente para abastecer todos os moradores de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Se todo o Brasil fizer o mesmo, são três meses de economia de toda água tratada pela Sabesp (a empresa de São Paulo, maior do país).

“Esse é o nosso mundo e é importante que cada um faça a sua parte, pois juntos temos mais forças para provocar mudanças significativas”, afirma a top model.

Não há problemas de higiene ou de contaminação ao deixar o xixi ir embora com a água do banho; vale lembrar que 95% da urina são compostos de água. O ideal é fazer o xixi logo no começo do banho.

Apenas um minuto
Reduzir o tempo de chuveiro ligado no banho, fechando a torneira ao se ensaboar, é outro ato de muita economia. Reduzir em só um minuto (isso mesmo: um minutinho) o tempo de banho economiza literalmente um caminhão de água, em apenas três anos. Com o do xixi, já são dois caminhões.

No site, Gisele também orienta a reciclar o óleo de cozinha e não jogá-lo na pia, manter torneiras fechadas, usar folhas de papel dos dois lados.
Se você quiser mais dicas, o Akatu informa como economizar alimentos, energia, água e reduzir e reciclar o lixo.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também