loader image
11.09.14 às 17:33

SOS Mata Atlântica promove debate com especialistas sobre o uso da água do rio Tietê

Rio Tietê como alternativa de água para São Paulo é tema do evento que será realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em 18 de setembro
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação /SOS Mata Atlântica

 

A Fundação SOS Mata Atlântica promoverá uma mesa-redonda para discutir, com diferentes especialistas, as várias realidades do maior rio paulista e provocar uma reflexão sobre a questão: “O rio Tietê é alternativa de água para São Paulo?”. O evento será realizado no dia 18 de setembro, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, às 14 horas. As inscrições já começaram e são gratuitas.

O evento abordará temas como os usos preponderantes da água nas seis bacias hidrográficas do rio Tietê, os avanços na sua despoluição e as metas de universalização do saneamento apresentadas pelo Governo do Estado de São Paulo. “Já faz 21 anos que começou o processo para despoluir o Tietê e até agora houve poucos avanços. Tudo é muito lento e caro. Vamos mostrar quais trechos do rio melhoraram, quais pioraram e as possíveis soluções para resolver esse problema. Hoje, com a grave crise hídrica, usar o rio só para diluir o esgoto é um desperdício inaceitável”, afirma Manu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

A mesa-redonda contará com a participação de especialistas convidados, que comentarão sobre as possibilidades de usos atuais e futuros para o rio. São eles:

Aristides Almeida Rocha, professor emérito e diretor do Centro de Apoio à Pesquisa (CEAP) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP)

Gesner Oliveira, sócio da GO Associados e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas São Paulo

Mauro Arce, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo

Renato Tagnin, arquiteto e urbanista, professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, coautor do livro “Administrando a Água Como se Fosse Importante”

Samuel Barreto, diretor do Movimento Água para São Paulo – MApSP da The Nature Conservancy – TNC.

Para fazer sua inscrição e participar do evento, basta enviar um  e-mail para eventos.apoio@sosma.org.br. Os participantes receberão certificado.

 

O rio Tietê é alternativa de água para São Paulo?
Data: 18 de setembro
Horário: às 14h
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional (loja principal)
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo/SP
Site da Fundação SOS Mata Atlântica
Inscrições: eventos.apoio@sosma.org.br

 

Leia mais:

Nível do Cantareira cai para 10,1%

Estudo mostra que perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil

Organização ambiental TNC lança o movimento Água para São Paulo

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também