FSC apresenta novo padrão de avaliação de plantações florestais

Padrão elaborado colaborativamente passa a vigorar no dia 15 de julho

 

Um novo padrão para avaliação de plantações florestais no Brasil foi apresentado pelo FSC, organização não governamental sem fins lucrativos criada para promover o manejo florestal responsável.

Segundo a FSC, o padrão para avaliação de florestas plantadas (como de pinus e de eucaliptos, por exemplo) foi elaborado de forma colaborativa e reúne as melhores práticas dos padrões adotados interinamente pelas quatro certificadoras do segmento.

O novo padrão passa a vigorar no dia 15 de julho. As certificadoras farão as adequações de suas metodologias e os novos candidatos à certificação já serão avaliados pelo novo padrão. Para as áreas já certificadas, o novo padrão entrará em vigor na auditoria anual de renovação da certificação.

Para as áreas de plantações de até 480 hectares, continua valendo o Padrão SLIMF, aprovado para a certificação de manejo florestal FSC em propriedades pequenas e sob manejo de baixa intensidade, criado para estimular a certificação de pequenos produtores no Brasil.

O padrão específico para pequenos produtores de plantações foi adicionado às normas já existentes para certificação do manejo comunitário e de pequenos manejadores de florestas nativas e produtos florestais não madeireiros, vigente desde 2010 no Brasil, também de acordo com as especificações de área e intensidade.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: