loader image
23.05.14 às 11:03

FSC apresenta novo padrão de avaliação de plantações florestais

Padrão elaborado colaborativamente passa a vigorar no dia 15 de julho
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Um novo padrão para avaliação de plantações florestais no Brasil foi apresentado pelo FSC, organização não governamental sem fins lucrativos criada para promover o manejo florestal responsável.

Segundo a FSC, o padrão para avaliação de florestas plantadas (como de pinus e de eucaliptos, por exemplo) foi elaborado de forma colaborativa e reúne as melhores práticas dos padrões adotados interinamente pelas quatro certificadoras do segmento.

O novo padrão passa a vigorar no dia 15 de julho. As certificadoras farão as adequações de suas metodologias e os novos candidatos à certificação já serão avaliados pelo novo padrão. Para as áreas já certificadas, o novo padrão entrará em vigor na auditoria anual de renovação da certificação.

Para as áreas de plantações de até 480 hectares, continua valendo o Padrão SLIMF, aprovado para a certificação de manejo florestal FSC em propriedades pequenas e sob manejo de baixa intensidade, criado para estimular a certificação de pequenos produtores no Brasil.

O padrão específico para pequenos produtores de plantações foi adicionado às normas já existentes para certificação do manejo comunitário e de pequenos manejadores de florestas nativas e produtos florestais não madeireiros, vigente desde 2010 no Brasil, também de acordo com as especificações de área e intensidade.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também