loader image
12.12.18 às 16:10

Frutas da estação: invista em uma fácil e suculenta receita com ameixa

Dê preferência àquelas que estão em sua safra natural, pois são mais saborosas, nutritivas e produzidas com menor impacto ambiental

Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.

Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem  e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).

Se você vive na região Sudeste, aproveite as frutas da estação e prepare uma farofa deliciosa com ameixa:

Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Ingredientes:

300 gramas de farinha de milho
100 gramas de bacon em cubos
50 ml de óleo de soja
* a gosto de sal
* a gosto de pimenta
50 ml de água
50 ml de cachaça
100 gramas de ameixa seca
1 unidade de cebola
50 gramas de salsa picada”

Modo de Preparo: 

Em um recipiente, coloque a farinha de milho e hidrate com a água e a cachaça, reserve. Leve ao fogo uma panela e coloque o óleo e o bacon, frite até que esteja bem dourado. Acrescente a cebola e refogue até que esteja macia e levemente dourada, adicione a farinha e misture bem, acrescente a ameixa e tempere com sal e a pimenta. Coloque a salsinha para finalizar.

Receita: Bom Gourmet 

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de dezembro na região Sudeste.

*Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também