Frutas da estação: conheça os alimentos de novembro e prepare uma deliciosa receita com manga

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosas, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.

Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem  e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Arte: Helena Salgado

 

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).

Se você vive na região Sudeste, aproveite a estação da manga para preparar um delicioso picolé cremoso de manga com coco:

Picolé de manga e coco

Imagem: Reprodução/Pinterest

INGREDIENTES

  • Suco de 3 LIMÕES
  • 1/2 xícara de LEITE DE COCO
  • 2 colheres de sopa de CHIA
  • 1/2 xícara de ÁGUA
  • 3 MANGAS

MODO DE PREPARO

  1. Deixe a chia de molho na água por pelo menos 15 minutos.
  2. Esprema o suco dos limões e bata no liquidificador junto com o leite de coco, as mangas picadas e a chia hidratada.
  3. Coloque a mistura em forminhas de picolé e arrume os palitos no centro de cada um (se você não tiver forminhas para picolé, qualquer embalagem vazia de potes de iogurte, por exemplo, também serve).
  4. Leve ao freezer até congelar.

*Receita retirada do site da Dani Noce.

Veja, abaixo, lista com legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de novembro na região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: