Finalizadas as inscrições para o desafio do Edukatu 2015

Até o dia 30 de outubro, professores de todo o Brasil puderam se inscrever no desafio “A Natureza das Coisas 2015”

 

Foram encerradas as inscrições para o desafio nacional “A Natureza das Coisas 2015” do Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, que tem o objetivo de estimular professores, alunos e comunidades com o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.

Qualquer professor de Escola Fundamental I e II em todo o território nacional pôde se inscrever até o último dia 30/10. Confira o regulamento em: http://bit.ly/regulamento-edukatu.

Para participar o professor deveria apenas inscrever-se na plataforma online, cadastrar seus projetos, criar equipes e mobilizar o máximo de alunos e professores de sua escola para realizarem as atividades do “Circuito Natureza”.

A divulgação dos resultados está prevista para janeiro de 2016 e a premiação deverá acontecer em março. Os projetos que ficarem com as três primeiras colocações nestas atividades ganham prêmios. O professor que ficar na primeira colocação ganhará uma viagem nacional com direito a um acompanhante e a sua escola receberá uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar. Os cinco estudantes mais engajados no projeto da equipe vencedora serão premiados com um tablet cada. Já os professores que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão respectivamente um tablet e um kit de materiais didáticos.

Para a aluna Emile, 15 anos, da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, primeira colocada da edição anterior do desafio , os prêmios ficaram em segundo plano na hora se lançar no desafio. “Quando ele [o professor] nos explicou e a gente começou a fazer o projeto respondendo às perguntas do site para concorrer ao prêmio, eu não fiquei muito focada no prêmio. Fiquei mais focada em aprender e reproduzir e ensinar para as outras pessoas a economizar e reutilizar”, ilustra a estudante.

Quem também não conhecia o site era o aluno Dimitri, 10 anos, do Colégio Cristo Rei, primeiro colocado da edição anterior em Maceió (AL).  Além de achar o Edukatu lúdico e divertido, o estudante acredita que “é um site que incentiva os alunos. Ele brinca com a mente dos alunos de um jeito bom para que nós nos interessemos. Puxa os alunos para ele. É uma coisa boa para nós aprimorarmos o conhecimento”, afirma.

Os dois alunos fizeram parte das equipes vencedoras da edição anterior do desafio, que teve abrangência regional, e suas escolas ganharam uma oficina lúdica relacionada ao tema. Inspirado no engajamento deles é que este desafio nacional busca premiar também estudantes.

O resultado do envolvimento deles e de todo o trabalho coletivo da comunidade escolar nos dois locais sensibilizou mais de 2.500 pessoas. “Trabalhar com o meio ambiente dentro da escola – isso é necessário! A gente tem uma área riquíssima aqui”, comenta a professora Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, terceira colocada em Salvador.

Confira o vídeo documentário da premiação regional, com alunos e professores participantes e também entrevista com a professora de Educação Física Ana Carla Dávila, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, em Salvador (BA), classificada em terceiro lugar no desafio regional.

Leia mais:

Edukatu completa dois anos alcançando mais de 44 mil pessoas

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: