loader image
22.02.16 às 12:13

Fim do horário de verão: saiba como economizar energia

Atitudes simples do cotidiano fazem uma diferença; confira as nossas dicas para conseguir diminuir a conta de luz
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O horário de verão terminou à zero hora de domingo (21/2)  e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com maior aproveitamento da luz natural, o horário de verão proporcionou uma economia de 0,5% da carga nas regiões onde foi aplicado, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS).  Isso equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia em Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Com o retorno ao horário convencional, é importante que os consumidores tenham cuidado para que o consumo de energia elétrica não aumente. Simples ações do cotidiano podem ajudar a reduzir a conta de luz no fim do mês e trazer economia.  Veja, a seguir, algumas dicas:

  • Ao sair de um ambiente, não se esqueça de apagar a luz. Se cada casa do município de São Paulo deixasse duas lâmpadas acesas sem necessidade durante um mês, teríamos desperdiçado energia elétrica suficiente para suprir toda demanda das casas do estado de Espírito Santo durante esse mesmo mês. (Assista ao vídeo)
  • Prefira lâmpadas de LED, são mais caras, mas são mais eficientes e duram 25 vezes mais que uma lâmpada incandescente ou quatro vezes mais do que uma lâmpada eletrônica. Comparada com uma lâmpada incandescente, em um ano, o que você gastou a mais ao comprar uma lâmpada de LED, você economiza na conta de luz. A lâmpada de LED pode durar até 13 anos, o que significa economia de recursos naturais. (Assista ao vídeo sobre economia com lâmpadas LED)
  • Aproveite a luz natural do dia. Para clarear a casa, abra as janelas e aproveite a luz do dia o máximo que puder.
  • Desligue o chuveiro quando se ensaboa ou lava os cabelos. Numa casa, os banhos com chuveiro elétrico são um dos maiores gastos com energia elétrica. Um chuveiro gasta a mesma energia que 45 TVs ligadas ao mesmo tempo.  (Assista ao vídeo e saiba mais)
  • Evite abrir a porta da geladeira à toa, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez – tomando  esse cuidado, em um mês você pode economizar até 5 dias da energia total consumida pela geladeira. E não guarde alimentos e recipientes quentes na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia.  (Assista ao vídeo)
  • Verifique se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.
  • Acumule o máximo de peças possível  para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e água.
  • Se possível, pendure em cabides as camisetas, camisas e blusas penduradas para que elas sequem e desamassem naturalmente. Dependendo do tipo de tecido, a peça pode até dispensar o ferro de passar e ir direto ao guarda-roupa. (Assista ao vídeo para saber mais)
  • Para passar o ferro, vale a mesma regra. Junte o máximo de peças para passar de uma só vez. Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta, outros exigem temperatura mais baixa. Comece com as roupas que exigem temperatura mais baixa, depois aumente a temperatura e passe as roupas de algodão. Desligue o ferro e aproveite o calor para passar roupas íntimas.
  • Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicam os mais econômicos.

Leia mais:

Akatu na Mídia: Veja como diminuir a conta de luz sem deixar de usar eletrodomésticos

Akatu na Mídia: Como combater o aquecimento global  em casa

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também