loader image
19.12.12 às 18:10

Fim de ano com consumo consciente

Saiba como praticar o consumo consciente na época das festas!
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O fim do ano chegou e com ele os compromissos que envolvem as celebrações do ano novo e outras festas. Em meio às necessidades que envolvem essas datas, é fundamental perguntar como é possível ter um final de ano mais consciente, e se essas “necessidades” são mesmo tão necessárias assim.

A correria, os estímulos publicitários e pressões sociais muitas vezes facilitam o exagero no consumo nesse período, que pode vir na forma de compra de muitos itens e presentes sem necessidade, na quantidade de comida preparada, muitas vezes jogada fora, e no aumento das embalagens e resíduos gerados pelas comemorações.

Planejamento e reflexão são duas palavras que podem ajudar a atingir um equilíbrio e aproveitar os dias com menos gastos, desperdício, geração de resíduos e compras supérfluas. Vale lembrar que as comemorações vão muito além dos bens que possuímos ou com que presenteamos os demais: celebramos a família, os amigos, as confraternizações simbólicas e o preparo para o ano que entra.

Confira as dicas do Akatu para um fim de ano mais sustentável. Ao usá-las neste momento, lembre-se do real sentido das festas e coloque em prática o que você já sabe sobre como fazer a vida mais sustentável e harmoniosa. O que nutre a vida de satisfação são as emoções, as ideias e as experiências! Aproveite-as!

– Planeje suas compras com antecedência, procurando reduzir os excessos. No que se refere à alimentação, procure combinar com os familiares a quantidade suficiente de comida para sua festa, para que não haja sobras em exagero.

– Pense bem antes de comprar a prazo. Considere os juros e o preço total de todas as compras acumuladas.

– Reserve seu 13º para iniciar o ano novo com as contas no azul. Invista em bens ou serviços duradouros e úteis, como educação, cultura, arte e conhecimento.

– Faça uma limpeza no guarda-roupa. Doe o que realmente não for mais possível utilizar e organize encontros ou bazares de trocas entre amigos e a comunidade para dar um melhor uso para o que você não precisa mais. Muitas vezes, itens que estão engavetados há tempos podem ser úteis para outras pessoas.

– Não compre produtos piratas, falsificados ou contrabandeados. Por mais que o preço possa ser mais baixo na hora da compra, essa é uma pratica que incentiva a ilegalidade e a criminalidade. Sem contar que produtos originais costumam ser mais duráveis e de melhor qualidade do que as imitações.

– Prefira produtos certificados ou social e ambientalmente responsáveis. Esta época do ano pode ser uma ótima oportunidade para disseminar produtos e soluções mais conscientes para amigos e familiares.

– Repense o uso de embalagens de presentes. Evite a lógica pacote-dentro-do-plastiquinho-que-vai-para-a-sacolinha-dentro-de-outra-sacola-maior. Abuse da criatividade! Após o uso, incentive a reutilização ou reciclagem dos materiais.

– Converse com seus amigos e familiares sobre sua opção de comprar menos. Proponha um “amigo secreto” ou dê presentes simbólicos para uma ou mais pessoas em conjunto. Algo feito por você, como um prato especial, artesanato ou apresentação musical, são opções criativas que podem driblar o consumismo e surpreender a todos, além de serem mais originais e cativantes.

– Evite o uso de descartáveis como pratos, copos e talheres de plástico. Aproveite o que você já tem em casa e, se necessário, combine com os familiares o empréstimo e partilha de utensílios. Recicle latas de alumínio e garrafas de vidro após as comemorações.

– Na hora da limpeza, evite o desperdício de água ao lavar a louça. Deixe os utensílios de molho em uma bacia com um pouco de detergente biodegradável para facilitar o trabalho e economizará água. Não deixe a torneira aberta enquanto esfrega a louça.

– Use seu tempo de forma consciente no final de ano. Marque está época do ano com significados que vão além dos aspectos materiais. Reserve um tempo para cuidar de sua casa, planejar o próximo ano, estar com os amigos, familiares e consigo mesmo. Aproveite!

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também