loader image
29.03.11 às 16:58

Ferramenta online mostra postos de coleta de lixo eletrônico em São Paulo

Basta digitar o CEP que o programa indica o local mais próximo para o descarte de baterias, celulares, computadores, monitores
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No Estado de São Paulo, consumidores contam com uma ferramenta online para localizar os postos de coleta de resíduos eletrônicos. É o e-lixo maps: um site que usa a plataforma do Google Maps para ajudar o usuário encontrar pontos de coleta desses resíduos. Dessa forma, as sucatas são reaproveitadas ou encaminhadas para a reciclagem.

A criação é fruto de uma parceria entre o Instituto Sergio Motta e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para localizar determinado ponto, basta digitar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de casa ou local de trabalho e o tipo de material a descartar. A ferramenta fornece o endereço completo e o número de telefone dos postos mais próximos do CEP indicado.

O banco de dados do projeto mantém o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos de coleta de resíduos. Os interessados em cadastrar novos pontos, podem fazer o cadastro clicando aqui.

Esta é uma alternativa para ajudar o consumidor a descartar de forma correta os resíduos recicláveis. Como já é sabido, baterias, celulares, carregadores, pilhas, computadores, televisores, aparelhos e caixas de som, câmeras fotográficas, CD´s, DVD´s, impressoras, entre outros eletrônicos, não devem ser jogados no lixo comum. Esses materiais contêm componentes tóxicos, quando descartados incorretamente ou abandonados em lixões, contaminam o solo, a água e provocam danos à saúde.

Atualmente, segundo um relatório divulgado em janeiro de 2010 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o mundo gera 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e o Brasil ocupa o nada honroso primeiro lugar no ranking de descarte de computadores per capita, que chega a pouco mais de 0,5 kg por pessoa ao ano. O índice da China (que está em segundo lugar) é de 0,2 kg por pessoa ao ano.

Acesse aqui o e-lixo maps.

Leia também:
– Dicas para gestão sustentável do lixo eletrônico
– Lixo eletrônico ameaça países emergentes, mas reciclagem pode ser a solução

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também