Férias escolares: consumo consciente continua na rotina de estudantes

Neste período as atividades do Edukatu dão espaço, mais uma vez, para o protagonismo de estudantes, que levam o conhecimento para suas famílias

Crédito da foto: Creative Commons/Latisha

 

A escola está de férias, mas o aprendizado não! Estudantes e professores do Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, continuam conectados na plataforma e nas redes sociais para que o aprendizado sobre consumo consciente e sustentabilidade faça parte da rotina. Uma ótima oportunidade também para um diálogo em casa sobre estes temas.

Tarefas simples podem ser o começo para mudanças dentro de casa e na comunidade. “Crianças, jovens e suas famílias podem construir uma pequena horta, escolher juntos jogos para explorar a rede, inventar brincadeiras ao ar livre e até mesmo ir ao supermercado juntos para conversar sobre  hábitos alimentares”, sugere Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

O Edukatu pode ainda auxiliar neste bate-papo com vídeos, livros e games. Os conteúdos do  percurso “Comer Dividir e Brincar”, que trata dos saberes e sabores de uma alimentação saudável, podem ser acessado por estudantes em suas casas, na lan house ou na casa de amigos e familiares, por exemplo.
“A família é importante em todo o processo de formação educacional dos alunos. Não existe planejamento educacional eficiente sem envolvimento da família. Ela é a base de tudo!”, incentiva a professora de ciências Manuela Ribeiro, do SESI Itapagipe – Escola Comendador Bernardo Martins Catharino, em Salvador (BA).

Manuela, que utiliza o Edukatu há 1 ano, segue conectada com seus alunos durante as férias. Acredita que, com o acesso à internet mais difundido atualmente, professores e alunos podem trocar experiências em “tempo real” no Edukatu e nas redes sociais. “O professor é apenas um mediador e deve instigar o aluno a buscar sempre novos conhecimentos, ter criticidade, tirá-lo da zona de conforto e desenvolver suas diversas habilidades para que perceba o seu papel no mundo, que pode ser um instrumento de um futuro promissor”, lembra Manuela.

Dar continuidade ao aprendizado já faz parte da rotina de Manuela, durante o ano letivo e também durante as férias, com suas turmas. “É um compromisso socioambiental que levo comigo. Costumo dizer que não é fácil, mas sempre funciona! A semente do consumo consciente foi plantada desde o primeiro dia de aula de ciências, regada diariamente, e os frutos já aparecem e são carregados para toda vida!”, conta animada.

Para ter acesso ao conteúdo do Edukatu basta cadastrar-se gratuitamente neste link: bit.ly/cadastro-edukatu

A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Leia mais:

Percurso do Edukatu leva o tema da alimentação saudável para a sala de aula

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: