loader image
31.05.16 às 0:00

Faber-Castell comemora resultados de sua atuação socioambiental

Empresa recebeu certificação que garante que ela é neutra em emissão de carbono

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Faber-Castell, celebra sua conquistas no âmbito socioambiental. A empresa recebeu certificação que garante que ela é neutra em emissão de carbono.

Isto aconteceu por meio de um estudo científico realizado pela Associação de Inspeção Técnica alemã TÜV Rheinland que confirmou, no ano passado, que as florestas da Faber-Castell no Brasil absorvem mais de 900 mil toneladas de carbono. Isto significa que elas retêm consideravelmente mais CO2 do que a empresa emite em todo o mundo.

A Faber-Castell Brasil trabalha exclusivamente com madeira reflorestada. Hoje, do total de 1,9 bilhão de EcoLápis produzidos por ano no País, 100% são de madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council), órgão internacional na área de manejo florestal sustentável.

Este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de EcoLápis em terras devastadas e impróprias para a produção agrícola. Ao todo, a Faber-Castell mantém em Prata 9,5 mil hectares, divididos em 10 parques florestais. Desse total, 3 mil hectares são de áreas de preservação permanentes e 6,5 mil de áreas plantadas com pinus caribaea, matéria-prima para a produção dos seus EcoLápis. A filial brasileira conta com uma fábrica em São Carlos (SP), uma em Manaus (AM), e uma unidade de produção de mudas e operações florestais com industrialização da madeira em Prata (MG).

Além disso, a Faber-Castell atua há 24 anos com programas de preservação de florestas, animais e de uso de fontes de energia renovável, que trazem equilíbrio às ações da iniciativa privada e o meio ambiente. Conheça os projetos socioambientais da Faber-Castell:

Animalis

O Animalis, projeto que existe há 24 anos, monitora e identifica os animais que vivem dentro dos parques florestais da Faber-Castell. Durante este período, já foram identificadas 237 espécies de aves, 25 espécies de répteis, 35 espécies de anfíbios, 159 espécies de formigas, além de 72 espécies diferentes de mamíferos, uma população que cresce a cada levantamento realizado.

Arboris

O projeto Arboris consiste na preservação, recuperação e adensamento de remanescentes da flora nativa presente nos parques florestais da empresa. Mais de 300 espécies já foram identificadas nos inventários executados. O conhecimento detalhado da flora existente, ao lado do conhecimento da fauna, definem as ações da empresa para a criação de ambientes propícios à manutenção e atração das espécies.

Energias alternativas

Em 2012, a Faber-Castell ficou em primeiro lugar no Índice Corporativo de Energia Renovável (CREX, da sigla em inglês), ranking que aponta as companhias que mais utilizam fontes renováveis alternativas de energia consumida em 2011 na sua produção. Elaborado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef), o ranking brasileiro tem como base um levantamento realizado com as 200 maiores empresas do País em valor de mercado. Foi considerado o consumo total de energia elétrica das companhias e o volume gerado por meio de fontes alternativas renováveis, que incluem pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), solar, eólica, biomassa, como cana-de-açúcar e madeira de reflorestamento.

Reciclagem de Instrumentos de Escrita

A Faber-Castell também estabeleceu uma parceria com TerraCycle para um programa de coleta. O projeto permite a transformação de milhares de instrumentos de escrita e suas respectivas embalagens em matéria-prima reciclada, o que evita o descarte de resíduos no meio ambiente. Em quase três anos de parceria, já foram recolhidas mais de 700 mil unidades de materiais de escrita por mais 2 mil times de coleta. O programa conta com a ajuda do consumidor, que pode se inscrever gratuitamente no Programa de Coleta e no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell. Podem ser enviados todos os instrumentos de escrita de qualquer marca como lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco que não funcionam mais ou estejam quebrados.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também