Exposição #RECICLOS provoca reflexão sobre o descarte de resíduos

A exposição tem entrada gratuita e será aberta ao público no dia 1º de outubro, no Shopping VillaLobos, na capital paulista

Crédito: ExpoReciclos/Divulgação

A Rede Educare, em parceria com o Instituto Akatu, apresenta a #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO. Com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, a exposição tem entrada gratuita e será aberta ao público no dia 1º de outubro, no Shopping VillaLobos, na capital paulista. A mostra utiliza como matéria-prima latas de alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais e lixo eletrônico e traz o olhar de treze artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros apontando a viabilidade de reuso. A exposição tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça, projeto que visa promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis e sensibilizar a sociedade para a causa em questão.

O título #RECICLOS é inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à promoção do “Consumo e produção sustentáveis”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários com 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente.

Ao promover a reflexão em torno do que descartamos em nosso dia a dia, a exibição pretende trazer o tema da produção e consumo sustentáveis para o debate. “Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Usando o próprio espaço como parte da reinterpretação artística, a exposição propicia a interação entre o público e os artistas que utilizam materiais descartados como suporte para suas criações, aproximando a arte de questões do cotidiano e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a maneira como nos relacionamos com o ambiente que nos cerca.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a #RECICLOS é mais uma forma de atrair a atenção do público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar a reflexão nos visitantes e transmitir, por meio da arte, o conhecimento sobre a sustentabilidade, reforçando o papel de cada um na preservação do meio ambiente.”

Os artistas que participam do projeto são: Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado.

O mês de estreia da exposição é dedicado no calendário nacional para o tema, pois no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente – data estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente. “A intenção é que a #RECICLOS seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

A exposição, que acontece em outubro, em São Paulo, estará em novembro em Pindamonhanga (SP), e em janeiro de 2017 em Salvador (BA).

Serviço:
Exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO
Local:
Shopping VillaLobos – 2º Piso
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Data: de 1º de outubro a 30 de outubro
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 13h às 21h
Telefone: 3024-3738
Site: www.exporeciclos.com
Valor: Gratuita
Patrocínio: Novelis
Realização: Rede Educare
Parceria: Instituto Akatu
Apoio: Shopping VillaLobos
Curadoria: Mundano

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: