loader image
06.06.11 às 14:07

Exposição no Shopping Eldorado, em São Paulo, retrata o consumo da família brasileira

"Uma Casa, Mil Olhares" reproduz estilos de vida entre os anos 1950 e 1990; ação é da Kraft Foods Brasil em parceria com a Evoluir e apoio do Akatu
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

A exposição “Uma Casa, Mil Olhares” está aberta às visitações até o dia 31 de julho no Shopping Eldorado. Criada pela Kraft Foods Brasil, apoiadora benemérita do Instituto Akatu, em parceria com a Evoluir Cultural e com conteúdos técnicos do Akatu, a mostra é sucesso de público. Somente no primeiro fim de semana, cerca de 3.000 pessoas visitaram o espaço.

Ao longo dos anos, as famílias brasileiras viveram diversas experiências de consumo. A necessidade de consumir de forma consciente para preservar o meio ambiente, no entanto, persistiu à passagem do tempo e nunca saiu de moda. É o que mostra a exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”, que revela os diversos estilos de vida adotados pelos brasileiros entre as décadas de 1950 e 1990.

 

“Nossa intenção é mostrar para as pessoas as mudanças ocorridas nos hábitos das famílias ao longo dos anos, sugerindo reflexão, iniciativas e soluções acerca do consumo consciente e dicas para se levar uma vida mais saudável e equilibrada”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Kraft Foods Brasil, Giselle Sigel.

Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu visitou a exposição. Para ele “a ideia é levar os consumidores que visitarem a exposição a refletir sobre o crescente acesso a novos bens de consumo ao longo das últimas cinco décadas e os impactos dessa mudança sobre o meio ambiente, sobre nós mesmos e sobre a economia,” disse.

Para a elaboração da casa, o Instituto Akatu forneceu informações técnicas e conteúdos sobre consumo consciente de produtos em geral, alimentos, água e energia e sobre descarte correto e reciclagem dos resíduos.

A exposição
A casa mede cerca de 100 metros quadrados e cada ambiente representa o estilo de vida da família brasileira em determinada época, contrapondo os estilos de vida de cada período ao atual.  São, no total, seis ambientes residenciais típicos do Brasil e cada um aborda aspectos específicos repassando aos visitantes dicas de consumo consciente.

Na sala, a exposição destaca a importância do consumo consciente de energia por eletroeletrônicos, além de evidenciar a contribuição desses aparelhos no convívio e relações familiares.

 

No quarto são abordadas, principalmente, questões ligadas ao consumo do vestuário. Em geral, esse consumo é excessivo devido ao hábito que os consumidores têm de acompanhar as tendências do mundo da moda.

 

 

 

Na cozinha, local de excelência para o convívio familiar, é destacada a importância do reaproveitamento de alimentos. Há também diversas dicas para a coleta seletiva tanto de resíduos úmidos (restos de alimentos e óleo de cozinha) como secos (embalagens de produtos).

 

 

No banheiro, onde o uso de água é mais frequente, a exposição fala da importância da preservação desse recurso, que é finito. Além disso, mostra que cuidar da água é, ao mesmo tempo, um ato de solidariedade, face aos milhões de pessoas que não têm acesso ao recurso.

 

A natureza viva também faz parte da casa. No quintal tem elementos como árvores e plantas, destacando a relação entre o homem e a natureza, além de ser o local onde, geralmente, são depositados os resíduos domiciliares.

 

 

A rua chama atenção para a convivência humana no espaço público. Tão fundamental como preservar o meio em que vivemos é cuidar e conservar as relações interpessoais, buscando, uma convivência conjunta baseada no afeto, na amizade e no amor.

 

 

Serviço:
O que: Exposição “Uma Casa, Mil Olhares”
Onde e quando: No shopping Eldorado. Av. Rebouças, 3970, Pinheiros, São Paulo – SP
Quanto: Entrada gratuita.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

Aconmpanhe também o Akatu no facebook.

 

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também