loader image
29.12.10 às 22:51

Exploração sustentável atinge 3% de mata nativa no Brasil, diz FSC

Cerca de 1,5 milhão de hectares de florestas no Brasil possuem certificado de qualidade para exploração sustentável de florestas, conhecido como Selo Verde
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: A devastação de florestas, além de causar mudanças climáticas e ameaçar de extinção espécies animais e vegetais, representa um enorme desperdício de recursos valiosos, provenientes de uma biodiversidade de valor estratégico incalculável. Como consumidor consciente, compre apenas produtos com o Selo Verde e ajude a preservar este patrimônio natural.

Cerca de 1,5 milhão de hectares, ou 3% da área de mata nativa brasileira, possui certificado de qualidade para exploração sustentável de florestas, conhecido como Selo Verde. O dado é do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC-Brasil), ONG ligada ao Conselho Mundial de Florestas.

Com sede em Bonn, Alemanha, o FSC congrega representantes de 74 países. O FSC é o órgão que autoriza empresas a acompanhar e certificar produtos do manejo nos países em que atuam. No Brasil, as primeiras certificações começaram a acontecer apenas em 2001.
Segundo Alexandre Dias de Souza, coordenador da FSC-Brasil, o Selo Verde garante que o processo de exploração florestal ou de confecção de produtos de madeira ocorra de forma “economicamente sustentável”, de acordo com as leis trabalhistas e ambientais e as questões sociais do país. “O certificado permite inclusive rastrear a origem da madeira, e, em alguns casos, saber que árvore foi utilizada”, diz.

A certificação ocorre em dois níveis: um voltado ao manejo florestal, na exploração de madeira como matéria-prima, e outro destinado aos produtos finais, como móveis e outras mercadorias. Segundo Souza, a certificação dos produtos transformados é um “desafio especial”, no qual há uma preocupação em não permitir que haja a camuflagem, como lotes de madeiras não-certificadas entre aquelas certificadas.

Há no Brasil quatro instituições que fornecem o selo de qualidade. Três delas são empresas privadas: a holandesa Skal, a norte-americana FCF e a sul-africana SGS. A quarta instituição é uma ONG nacional, o Imaflora. A exploração de manejo florestal ocorre após autorização do Ibama. No setor de monocultura, como o de eucaliptos, 30% da área nacional (500 mil hectares) possui o Selo Verde.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também