Ethos avalia promoção ao desenvolvimento infantil nas empresas

Uma das bases para o exercício do consumo consciente é a escolha de empresas comprometidas com a contrução de um mundo melhor. Agora, o consumidor…

Uma das bases para o exercício do consumo consciente é a escolha de empresas comprometidas com a contrução de um mundo melhor. Agora, o consumidor terá mais um atributo para nortear suas escolhas: o Índice de Desenvolvimento Infantil Empresarial (IDI-E). O índice foi lançado pelo Instituto Ethos – apoiador institucional do Akatu – no final de junho e avaliará como as empresas estão promovendo o desenvolvimento infantil dentros das organizações e nas comunidades das quais fazem parte.

"Quando uma empresa promove o desenvolvimento infantil e o bem-estar dos seus funcionários, ela não está beneficiando apenas aquela organização específica, mas a sociedade como um todo", afirma Aron Belinky, gerente de Projetos Especiais do Instituto Akatu.

Entre os itens que farão parte do IDI-E estão: estímulos a funcionários homens para acompanharem e participarem de períodos pré e pós-natal; possibilidade de horários mais flexíveis àqueles que têm filhos menores de seis anos; adoção de políticas de RH para identificação e apoio a mulheres com depressão pós-parto; e incentivo à educação infantil.

O novo índice será incorporado ao "Indicadores Ethos de Responsabilidade Social", que funcionam como uma ferramenta para avaliar o desempenho de empresas em relação ao seu engajamento em práticas de responsabilidade social. Eles estão divididos em sete temas: Valores, Transparência e Governança; Público interno (aqui se encaixa o IDI-E); Meio ambiente; Fornecedores; Consumidores e clientes; Comunidade; e Governo e Sociedade.

Modelo

O IDI-E foi inspirado num índice parecido desenvolvido pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) nos municípios brasileiros: o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI). Este indicador traz números que mostram as condições em que vivem as crianças do país.

Alguns dos critérios que o IDI leva em consideração são: escolaridade dos pais, acesso das mães ao pré-natal, taxas de imunização, matrículas na escola de crianças entre 4 e 6 anos. O IDI médio no Brasil é de 0.67 (quanto mais perto de um, melhores são as condições da infância no município ou no País).

Guia de empresas e produtos

O Instituto Akatu desenvolveu uma ferramenta para auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes. O "Guia de Empresas e Produtos", disponível na Internet, é uma ferramenta que reúne informações sobre a responsabilidade social das empresas e que apresenta as diversas marcas e variados produtos de cada organização.   

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