Escola da zona norte de São Paulo comemora sucesso de campanha pelo descarte correto de resíduos

Atividade foi estimulada pelo desafio do Edukatu “A Natureza das Coisas 2015”,e ajudou a promover projetos sobre a destinação e a reutilização de resíduos

 

Tela do game ReciclaKi

 

Os alunos, professores e gestores da E.M.E.F. Octávio Pereira Lopes, no bairro Vila Nova Galvão, na zona norte da cidade de São Paulo, comemoram visíveis mudanças na escola e no seu entorno: se antes o chão estava sempre repleto de sujeira e embalagens, hoje, a consciência sobre a importância de dar o destino correto aos resíduos é nítida, o que mostra uma mudança de hábitos da comunidade escolar. Para marcar essa grande transformação, a professora de informática educativa Maria Ester Nascimento, a escola e seus alunos conquistaram o primeiro lugar do desafio “A Natureza das Coisas 2015”, do Edukatu (www.edukatu.org.br) em parceria com a Braskem, do qual participaram mais de dez mil pessoas em atividades cadastradas na plataforma por todo o Brasil.

 

A equipe de Maria Ester ganhou o nome de “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente” e, após caminhadas pelo bairro e muito diálogo, detectou o descarte incorreto dentro da escola e nas ruas do bairro. “Quando nós saímos para conhecer a realidade da região, percebemos quanto lixo é jogado pelas ruas, o que acontecia também dentro da escola. Era comum achar lixo espalhado pelo chão. Com a união de gestores, professores, funcionários e alunos com o Edukatu conseguimos conscientizar a todos e obter bons resultados”, orgulha-se Maria Ester. Utilizando as ferramentas educacionais do Edukatu, a professora sensibilizou estudantes e a comunidade escolar com temas como a conscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadas com questões sobre consumo consciente.

Hoje, como resultado, a escola comemora uma maior consciência por parte da comunidade quanto à importância de reciclar e destinar corretamente os resíduos produzidos. Há muito menos lixo jogado pelo chão da escola e até foi firmada uma parceria com uma cooperativa que recolhe papéis para reciclagem. Para marcar essa evolução, a equipe vencedora da escola recebeu como prêmio oficinas sobre reaproveitamento de materiais para mais de 150 alunos, tablets para os alunos mais engajados e uma viagem com acompanhante para a professora. No vídeo que registrou a oficina de premiação da escola, Maria Ester fala um pouco do processo de criação de sua equipe.

>Assista ao vídeo aqui: bit.ly/desafio_edukatu2015

>Saiba mais sobre o desafio aqui: bit.ly/oficina-desafio

>Veja as fotos aqui: bit.ly/fotos-desafio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> Veja o game ReciclaKi (acima) aqui: bit.ly/game-reciclaki

Conteúdos pedagógicos sobre os 4Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar – estão disponíveis gratuitamente no Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu. Um exemplo é o novo percurso “Turma que Recicla” (bit.ly/4Rs-vídeo), que inclui o game ReciclaKi (bit.ly/game-reciclaki). No jogo, estudantes podem se transformar em catadores de recicláveis e aprenderem ainda mais sobre a importância de separar e destinar corretamente os diversos materiais.

Para conhecer mais sobre o Edukatu e sobre este e outros percursos, com diferentes temas, acesse: edukatu.org.br

Leia mais:

Edukatu lança percurso pedagógico e jogo sobre resíduos e reciclagem

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: