loader image
21.08.13 às 10:50

Encontro Internacional em São Paulo debate trabalho infantil

Etapa brasileira será no próximo dia 26/08 e tratará de temas e debates relativos ao trabalho precoce no Cone Sul e Venezuela
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: O trabalho infantil, prática ilegal que prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes por todo o mundo, é um grave efeito do modelo de produção e consumo da sociedade atual. Empresas e seus stakeholders precisam criar formas de produzir que sejam ambientalmente sustentáveis e socialmente justas em todas as etapas da cadeia, e, entre outros, não levem crianças e adolescentes ao trabalho precoce, afastando-os do ambiente escolar, da convivência familiar, do lazer e até mesmo da saúde. Mesmo porque é justamente na infância e na adolescência que se estabelecem, especialmente na escola e no ambiente familiar, os valores, comportamentos e hábitos que vão permanecer por toda a vida. Por isso, para alcançarmos um novo modelo de civilização que valorize o bem-estar de todos mais do que o consumo em si, é primordial educar nossas crianças e jovens para o consumo consciente e a sustentabilidade. Assim, desde cedo, eles poderão fazer com consciência suas escolhas de consumo, com base no que é realmente importante para sua vida e bom para a sociedade e para o meio ambiente.

O IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil será realizado no dia 26/08, em São Paulo, promovido pela Fundação Telefônica com o intuito de compartilhar estudos, práticas e experiências bem-sucedidas na prevenção e erradicação do trabalho infantil na América Latina, e assim contribuir para a III Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil (08 a 10/10, em Brasília).

Em sua quarta edição presencial, o evento será a etapa brasileira do Encontro e tratará de temas relativos ao Cone Sul, principalmente da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e da Venezuela. Será uma oportunidade para divulgar, identificar e analisar ações que colaborem com o combate à pratica do trabalho infantil e também para lançar o estudo da Fundação Telefônica;Vivo “Trabalho Infantil e Adolescente – Impacto Econômico e os Desafios para a Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho no Cone Sul”.

Com especialistas e convidados internacionais, o evento terá mesas de debates com os seguintes temas: piores formas de trabalho infantil; visibilidade do trabalho infantil nas cadeias produtivas; e potencialidades e limites do trabalho adolescente protegido. É possível votar pela internet em qual das mesas terá transmissão ao vivo pela web aqui.

Em sua etapa virtual (até 23/08) também é possível participar de debates on-line sobre o tema.

Faça aqui sua inscrição.

IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil
Quando: 26/08/2013, das 9h até às 18h.
Onde: Hotel Maksoud Plaza. Alameda Campinas, 150. Bela Vista. São Paulo. SP.
Contato: info@redlacti.org

Curta no Facebook.
Siga no Twitter.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também