loader image
24.04.14 às 17:26

Empresas podem doar créditos de carbono na Copa

Em contrapartida, as companhias receberão o selo de sustentabilidade "Baixo Carbono"
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A atmosfera da Terra vai ser bombardeada por gases de efeito estufa (GEE) na Copa do Mundo de 2014. Para compensar parte das emissões, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, este mês, chamada pública para o setor privado dor créditos de carbono. O edital ficará aberto até 18/07.

Poderão aderir à iniciativa empresas detentoras de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) de projetos brasileiros do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Em contrapartida, as companhias receberão o selo de sustentabilidade “Baixo Carbono” e seus nomes aparecerão em relatórios do projeto e serão publicados como doadores oficiais de créditos de carbono da Copa.

De acordo com a Fifa, a Copa de 2014 vai emitir 2,72 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale à poluição de 560 mil carros em um ano, e representa um milhão de toneladas a mais do que o que foi lançado na atmosfera durante a Copa de 2010.

As viagens aéreas para deslocamento de jogadores e torcedores serão responsáveis pela maior parte dessas emissões. Também entram na conta a construção e reforma dos estádios, o gasto de energia e a destinação de resíduos sólidos gerados nos locais dos jogos.

*Foto: Danilo Borges/Creative Commons

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também