Empresas brasileiras adotam balanços sociais

Também chamados de relatórios de sustentabilidade, tal ferramenta de comunicação é cada vez mais adotada pelas empresas

Comentário Akatu: Acompanhar os balanços sociais das empresas que oferecem os serviços e produtos que você compra é uma atitude de consumo consciente. Para informar-se melhor a respeito dos atos de responsabilidade social e ambiental das empresas, visite o Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente.

A produção de relatórios extrafinanceiros (chamados internacionalmente de relatórios de sustentabilidade), como balanços sociais e ambientais, já está se tornando uma prática anual para muitas empresas brasileiras.

O relatório é a ferramenta de comunicação que possibilita o entendimento e acompanhamento do desempenho das empresas em suas várias dimensões. O Relatório de Sustentabilidade, por sua vez, pode ser entendido como uma ampliação de escopo dos atuais Relatórios Anuais, para refletir as dimensões social e ambiental da empresa.
“Esse esforço de relato das organizações responde a uma demanda de transparência crescente quanto à maneira de dirigir seus negócios e de atuar de forma responsável em relação à sociedade e ao planeta”, explica Cyrille Bellier, responsável pela área de relatórios da consultoria Atitude Gerando Resultado Sustentável, de São Paulo.

Segundo o consultor, para construir e melhorar seus relatórios extrafinanceiros, as empresas precisam entender suas necessidades frente aos desafios de seus negócios como um todo, integrando nestes desafios as questões sociais, ambientais e de governança. “Um relatório bem elaborado pode tanto influenciar o comportamento e as decisões dos stakeholders, quanto permitir engajá-los, tornando-se uma ferramenta de gestão essencial à conduta de uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável”, diz.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: