loader image
29.12.10 às 23:21

Empresas almejam sustentabilidade, mas poucas põem em prática

Pesquisa nas 40 das maiores empresas do mundo mostra que, apesar de 95% delas acreditarem que investir em sustentabilidade dá lucro, menos de 5% agem
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: As empresas de ponta já compreenderam que o número de consumidores conscientes cresce a cada dia, e que sua sobrevivência no mercado futuro está atrelada a suas ações de responsabilidade social. Portanto, investir na sustentabilidade socioambiental é essencial _e quanto mais os consumidores apoiarem as empresas que praticam esta idéia, mais responsáveis as empresas se tornarão.

Estudo realizado em 40 empresas multinacionais de tecnologia pela firma de consultoria Arthur D. Little (ADL) mostra que, apesar de 95% das empresas acreditarem que investir em sustentabilidade dá lucro, menos de 5% delas priorizam a idéia na forma de ações imediatas. Os dados foram coletados em 2004 e revelados recentemente.

A percepção de que o maior nível de consciência socioambiental dos consumidores abre um novo mercado existe nas empresas de ponta. Mas ainda faltam, por parte delas, maiores investimentos na integração da idéia de sustentabilidade com as estratégias comerciais, inclusive no que tange o design dos produtos.

As poucas empresas que já compreenderam e aplicaram o processo de criar novos produtos, serviços e modos de trabalho tendo em vista os parâmetros socioambientais de qualidade já estão colhendo bons frutos, segundo a ADL. Por exemplo, uma grande empresa de telefonia móvel está reduzindo custos na intermediação da concessão de microcréditos rurais para populações carentes da África Oriental.

Entre as empresas pesquisadas, com matrizes na Europa, EUA e Japão, estão Sony, Proctor & Gamble, Vodafone, HP, Motorola, Dupont e outras. Segundo um dos autores da pesquisa, “não demorará muito para que outras empresas abracem este tipo de inovação”, que deverá se tornar parte essencial do gerenciamento dessas companhias.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também