loader image
06.12.16 às 15:41

Empresa alemã desenvolve pratos feitos somente com folhas

A produção desses recipientes é totalmente sustentável. Não há plásticos, aditivos, óleo ou químicos envolvidos em seu processo de fabricação

Já pensou em usar no almoço um prato feito somente com folhas de árvores? Ou servir um café fresquinho em cima de uma bandeja também feita de folhas? Pois saiba que essas peças totalmente sustentáveis já existem! A empresa alemã Leaf Republic conseguiu produzi-las depois de anos de pesquisa, desenvolvimento de design, elaboração de vários protótipos e realização de muitos testes.

Os pratos são feitos exclusivamente de folhas. Segundo a reportagem do portal Ecycle, as camadas do topo e da base são compostas por folhas de alguns tipos de árvores costuradas com fibras de folhas de palmeira; e a camada que fica no meio é um papel também feito a partir de folhas (ou seja, nenhuma árvore é derrubada). As máquinas desenvolvidas ao longo de três anos prensam os materiais no formato dos recipientes e, devido às características naturais mescladas com o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de produção, há resistência do item final e os pratos são à prova d’água. Não há plásticos, aditivos, óleos ou químicos envolvidos no processo.

O ideal é usar esses pratos em atividades de áreas externas, como piqueniques, e também para grandes eventos, como casamentos ao ar livre. Se usados com alimentos secos e petiscos, é possível reaproveitar essas peças por semanas! Já se você servir neles comida gordurosa ou molhada, provavelmente terá de descartá-los logo após o primeiro uso. É que eles são de difícil limpeza, já que sua estrutura é 100% natural.

Mas descartar esse pratos verdes não é um problema, pois são biodegradáveis e sustentáveis. Enquanto um prato comum de plástico demora 730 mil dias para desaparecer, o da Leaf Republic  pode ser compostado e se biodegrada em 28 dias.

E tem mais! O prato verde é cruelty-free (não depende de práticas de crueldade com animais) e não contém nenhum derivado de petróleo ou componente geneticamente modificado. A empresa afirma que adquire as folhas diretamente com pequenos produtores de países da Ásia e da América do Sul.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial da empresa. Confira o vídeo (em inglês).

Consumo consciente e sustentável
A iniciativa da empresa alemã é muito válida, pois o material que foi utilizado para a produção dos pratos é totalmente natural e biodegradável, ou seja, se decompõe naturalmente, não poluindo o meio ambiente. Isso significa um grande avanço em relação aos pratos de plásticos descartáveis convencionais que, se jogados fora de forma incorreta, podem prejudicar o planeta. O consumidor consciente deve valorizar essas ideias e procurar reduzir também a produção de resíduos. Nesse sentido, os 4R’s, envolvendo REPENSAR, REDUZIR,  REUTILIZAR, e RECICLAR são ações que estão ao alcance das pessoas de modo a contribuir para melhores possibilidades de gestão de resíduos a mais curto prazo.

Leia mais:

Designer chinesa produz talheres de amido de milho biodegradáveis

França vai banir copos, pratos e talheres de plástico descartável a partir de 2020

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também