loader image
07.04.14 às 12:29

Em novo indicador, Brasil está melhor em bem-estar social do que em renda

Comparado a dados do Censo, Brasil se mostra em posição melhor no Social Progress Index de 2014
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Um novo estudo apontou que o Brasil está em 46º em um ranking de bem-estar social, o Social Progress Index 2014, divulgado pela organização Social Progress Imperative – uma posição melhor do que a relativa à renda per capita, no qual o País ficaria na 57ª posição (segundo dados do Censo 2011). No total, 132 países foram avaliados.

O documento indica que o Brasil tem “força relativa” em setores como liberdade de associação, inscrições em escolas de segundo grau e liberdade religiosa. Entre as fraquezas, desnutrição, analfabetismo e nível de violência. Há também a indicação de que o País se beneficiaria de um investimento maior em sustentabilidade do ecossistema.

O índice foi criado para avaliar itens sociais e ambientais em três grupos, além da média geral, cada um com avaliações individuais: necessidades humanas básicas (com o Brasil em 74º), fundações do bem-estar (38º) e oportunidade (36º). Cada um deles tem pontos mais específicos, como nutrição, acesso ao conhecimento básico e direitos pessoais, entre outros.

A melhor colocação ficou com a Nova Zelândia, seguida da Suíça e da Islândia. Uma versão desse índice havia sido introduzida em 2013, mas apenas como teste e com menos recursos, avaliando apenas 50 nações.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também