Elektro e Instituto Akatu realizam oficinas gratuitas para educadores de Votuporanga (SP)

Com atividades interativas, oficinas apresentam dicas de como professores podem dialogar em sala de aula sobre o uso de energia de maneira consciente

Foto: Igreja Matriz de Votuporanga (SP) – Crédito: Creative Commons/Vagner Campos

 

Em 19 de julho, professores da cidade de Votuporanga (SP) e região participarão das oficinas “Educar para o Consumo Consciente de Energia”, que têm como objetivo estimular mudanças de hábito de consumo e promover a redução do desperdício de eletricidade em toda a comunidade escolar.

As oficinas acontecerão no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado na Vila Muniz, em Votuporanga, onde uma equipe pedagógica irá dialogar com professores sobre as melhores formas para levar o tema para a sala de aula. Esta iniciativa é parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética da Elektro, que convidou o Instituto Akatu para agregar sua expertise às ações. “Na Elektro promovemos a Sustentabilidade por meio da educação e da conscientização sobre o uso eficiente dos recursos. Esta é a energia que nos estimula e motiva a fazer sempre mais”, afirma Heron Fontana, gerente de P&D e Eficiência Energética da Elektro.

Ao longo das oficinas, os professores receberão dicas sobre como reduzir o desperdício apresentadas pela equipe do Edukatu (www.edukatu.org.br), plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Instituto Akatu para escolas de Ensino Fundamental I e II. “Nosso objetivo é ressaltar a importância da energia elétrica para nossa sociedade, mostrando como ela é produzida, quais as formas mais sustentáveis de geração e como podemos mudar pequenos hábitos para que ela seja usada de forma consciente”, explica Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

Votuporanga foi uma das dez cidades escolhidas para receber as oficinas e outras atividades, que acontecem dentro da área de concessão da Elektro e fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O projeto consiste na mobilização de escolas e também de comunidades, por meio de associações e demais entidades da sociedade civil organizada, além de realizar a formação de colaboradores da distribuidora para o consumo consciente de energia elétrica. São diferentes perfis e públicos e ações conjuntas entre empresas, governos e sociedade civil para o consumo consciente e uma educação sustentável.

Com atividades criadas exclusivamente para comunidades e escolas, de acordo com o público e demandas de cada região, o projeto, que agora passa por Votuporanga, já esteve em Itanhaém e Registro, e estará depois em Francisco Morato, Limeira, Rio Claro, Tatuí, Andradina, Três Lagoas e Guarujá.

Em outra fase do projeto, professores de todas as cidades serão estimulados a criarem e desenvolverem juntos com seus alunos um projeto sobre o tema com o auxílio do Edukatu. Ao final, serão premiados os melhores projetos escolares.

Oficinas “Educar para o Consumo Consciente de Energia”
Local: Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil)
Endereço: Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, Votuporanga (SP)
Datas: 19 de julho
Horário: 8h às 11h e das 13 às 16h

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: