Edukatu realiza oficina sobre consumo consciente na 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

O Akatu também participou da Comissão Organizadora Estadual de São Paulo, mobilizando as redes de ensino públicas e privadas para o evento.

Oficina do Edukatu na 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Sumaré (SP). Crédito: Divulgação.

 

No dia 18 de junho, o Edukatu, projeto de educação do Instituto Akatu, promoveu uma oficina sobre consumo consciente de água na 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Sumaré, no interior de São Paulo. Cerca de 30 estudantes, entre 11 e 14 anos, participaram da atividade.

Na oficina, os temas abordados foram os diferentes usos da água, a responsabilidade compartilhada, a segurança hídrica e a prevenção ao desperdício. Ao longo da atividade, os alunos calcularam as pegadas hídricas dos principais alimentos que foram consumidos por todos os participantes da Conferência. Também produziram um painel com o mapeamento do consumo de água de alguns espaços do evento (como refeitório, alojamentos etc), apontando pontos positivos e negativos e possíveis soluções para evitar o desperdício.

Mobilizando as redes de ensino

O Akatu também participou da etapa estadual paulista que antecedeu o evento. A instituição foi uma das integrantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) de São Paulo, atuando na mobilização de escolas de redes públicas e particulares de ensino e na seleção de projetos.

Nos dia 14 e 15 de junho, ocorreu a conclusão da etapa, com a reunião de estudantes, professores e representantes da comissão na sede da Secretaria da Educação do Estado. O Instituto ajudou na facilitação da fusão dos projetos regionais em um único que representou o estado na etapa nacional. No encontro também foram escolhidos professor e estudantes representantes.

 

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: