Edukatu e Secretaria de Educação de Belo Horizonte promovem mobilização para o consumo consciente

Como primeira etapa, a iniciativa deve motivar a participação de mais de 150 professores, a maioria do programa Escola Integrada, em oficinas de formação e sensibilização, de 8 a 10 de setembro na capital mineira

 

Com o objetivo de atingir a comunidade escolar de todas as regiões do País, o Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, está expandindo suas atividades e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (MG), vai promover a sensibilização de professores da rede pública municipal de BH, com apoio da  KPMG.

A iniciativa, chamada de Edukatu Mobiliza já traz no nome seu principal objetivo: mobilizar presencialmente professores na utilização de sua rede de aprendizagem como ferramenta para desenvolver projetos e debater temáticas relacionadas a consumo consciente dentro do ambiente escolar. “Essa iniciativa oferece aos professores mais um mecanismo para buscar material de trabalho e trocar experiências”, acredita Elizabeth Alvarenga Martins, do Núcleo Pedagógico da Educação Integral Cidade e Meio Ambiente da mesma Secretaria.

As oficinas de formação serão realizadas de 8 a 10 de setembro, nos períodos matutino e vespertino, com participação de mais de 150 professores das escolas de Ensino Fundamental. A maioria destes professores são coordenadores do programa Escola Integrada que, desde o final de 2006, tornou-se uma política do município e conta com o apoio e contribuição de entidades públicas, privadas, não governamentais e também de pessoas físicas.

“A educação integral trabalha, principalmente, com os espaços da cidade e da comunidade local. Por isso, quando trabalhamos na escola os conceitos de sustentabilidade e consumo consciente com os alunos, eles levam isso para sua família, os vizinhos, para a rua, para sua comunidade. Este elo é muito importante – entre o que se aprende e o que se vive na cultura local. A partir do momento em que se têm estas oportunidades de envolvimento com a temática, através de aprendizados e trocas, existe a possibilidade de transformação”, ilustra Elizabeth.

Confira a agenda de oficinas que serão realizadas em Belo Horizonte. Após esta formação inicial, serão desenvolvidas outras ações para a mobilização da comunidade escolar nesta região, como parte desse trabalho conjunto. Acompanhe!

8 de setembro
Local: Escola Municipal Polo de Educação Integrada – Poeint Barreiro
Endereço: Praça Modestino de Sales Barbosa, 11 – Flávio Marques Lisboa
Regionais: Barreiro, Oeste e Centro-Sul

9 de setembro
Local: Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa
Endereço: Rua Márcio Lima Paixão, 8 – Rio Branco
Regionais: Venda Nova, Norte e Pampulha

10 de setembro
Local: Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti
Endereço: Avenida Bernardo Vasconcelos, 288 – Cachoeirinha
Regionais: Nordeste, Noroeste e Leste

Ao apoiar essa ação, a KPMG se une à rede Edukatu, que promove a educação para o consumo consciente, junto da Braskem, parceira do Edukatu, HP e Fundação Cargill, apoiadores da rede, e os apoiadores institucionais, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação.

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: