loader image
28.04.15 às 12:38

Edukatu é opção de Recurso Educacional Aberto no Brasil

Rede educacional gratuita traz material educativo sobre consumo consciente e sustentabilidade

Foto: Aluno acessa Edukatu em painel – Crédito: divulgação/Edukatu

Como uma das principais ferramentas para a democratização da informação, os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como “materiais para ensinar, aprender e pesquisar, que estão em domínio público ou são publicados com licença de propriedade intelectual que permita sua livre utilização, adaptação e distribuição”.

É o que traz o Edukatu, rede gratuita e aberta de aprendizagem, promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem. Com materiais educacionais sobre sustentabilidade e consumo consciente, a plataforma disponibiliza planos de aula, material audiovisual e também conecta professoras, professores e estudantes para a construção da aprendizagem em torno desses temas.

Conectada, a professora Milene Biajoli, da Escola Municipal de Ensino Fundamental I Augusto Boal em Santo André (SP) conta que a procura por estes recursos faz parte da sua rotina. “Sempre estou procurando por novas ideias. Até para atender às necessidades e características de cada turma. Muitas questões fogem dos conteúdos curriculares. Consigo desenvolver estes assuntos com os REA, que não são encontrados nos livros didáticos”, conta.

A professora lembra que este sempre foi um hábito seu, mesmo antes dela ter acesso à internet. “Sou professora há mais de 20 anos e antes buscava estes materiais em revistas e formações [para educadoras]. Com a internet, facilitou. Com o Edukatu ainda mais. É mais rápido e acessível”, comemora.

Por dentro
Os materiais do Edukatu podem ser modificados de acordo com cada realidade escolar: uma forma de professoras e professores terem mais autonomia diante de conteúdo abordado. “Os planos de aula da plataforma vêm com sugestões para cada turma. Muitos são planos para duas aulas, mas podem ser utilizados de muitas formas, dando mais ênfase para algumas atividades, por exemplo.”, conta Silvia Sá, gerente de educação do Instituto Akatu.

Os planos de aula também possuem links para materiais audiovisuais e estimulam o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), fundamentais neste processo, contribuindo para o acesso ao conhecimento.

Conheça alguns materiais do Edukatu que podem ser remixados e adaptados:
• “Roteiro para entrevista”, atividade divertida para incentivar estudantes a conhecerem melhor outras pessoas e histórias. bit.ly/atividade-entrevista
• “O ciclo da água”, plano de aula com sugestões para estimular a análise desse recurso e refletir sobre o seu consumo. bit.ly/ciclo-da-agua

Leia mais:

Planos de aula do Edukatu sobre sustentabilidade e consumo consciente podem ser utilizados gratuitamente

Como inserir o consumo consciente no planejamento escolar

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também