loader image
12.02.14 às 15:19

Edukatu é destaque em ferramenta de inovação para educadores

Ferramenta Design Thinking para Educadores, específico para o público escolar, fica disponível nesta quarta-feira
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Construir de forma inovadora e criativa soluções em educação: essa é a proposta do Design Thinking para Educadores, disponível para acesso a partir desta quarta-feira (12/02). A ferramenta é uma tradução para o português do guia sobre o tema produzido pela IDEO, empresa que propõe a inovação centrada no ser humano. O Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente lançado pelo Akatu, é o principal destaque na aplicação dessa abordagem no Brasil.

“Já tínhamos entrado em contato com as ferramentas do Design Thinking e foi o Instituto Educadigital quem apoiou o Akatu a criar o Edukatu a partir desse novo jeito de pensar e fazer. O processo envolveu professores, especialistas em tecnologia, educação ambiental e cultura digital: todos com a missão de pensar a melhor solução para disseminação do consumo consciente e da sustentabilidade em ambiente escolar”, afirma Silvia Sá, gerente de educação do Akatu.

Desde o seu nascimento, em 2001, o Akatu trabalha com a temática de consumo consciente nas escolas. Mas com o desafio de chegar a todas as escolas do País, a equipe da instituição entendeu que precisava envolver outras pessoas em seus processos de criação para pensar um novo jeito de mobilizar a comunidade escolar numa plataforma digital.

O Design Thinking valoriza o “aprender fazendo” porque

·         Acelera a inovação
·         Fomenta a cultura da colaboração
·         Desperta empatia
·         Libera o estado criativo
·         Estimula a experimentação

Fonte: Escola de Design Thinking

“Se não fosse um grupo tão diverso pensando e utilizando essas ferramentas com certeza não chegaríamos a uma proposta de aprendizagem tão completa e pioneira”, completa Silvia. O Edukatu é uma rede que conecta professores e alunos ao mesmo tempo e ainda oferece um processo guiado de aprendizagem com estratégia de jogo (gamificação). “Isso incentiva as crianças e adolescentes a entrarem na rede e a convidarem quem está em seu entorno a participar também, trazendo impactos reais para a mobilização da comunidade escolar e expandindo o alcance do Edukatu”, reforça Silvia.

O Design Thinking para Educadores é um recurso educacional aberto (REA), licenciado em Creative Commons, disponível para download na íntegra ou por capítulos. O lançamento oficial do site, que já está aberto, acontece durante a 8ª edição do Congresso Gife, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo.

Saiba mais

– O que os jovens pensam sobre educação para o consumo consciente?
– Educando para o consumo consciente, Artigo de Helio Mattar

Conheça o Edukatu.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também