loader image
07.08.12 às 18:02

Educação de líderes é essencial para sustentabilidade

Plataforma Lideranças Sustentáveis entra em sua segunda fase
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Como fazer com que os princípios da sustentabilidade sejam incorporados por jovens que estão desenvolvendo novos modelos de negócios? Com lançamento marcado para 14 de agosto, a segunda fase da Plataforma Lideranças Sustentáveis também passará a atuar na formação desses líderes, a partir do compartilhamento de processos e de caminhos para a adoção da sustentabilidade como competência inerente aos gestores do futuro. A plataforma aponta para os desafios atuais do mercado: comprometer jovens líderes com a causa para que enxerguem a sustentabilidade como uma oportunidade de negócios e a incluam como estratégia central das empresas.

A iniciativa tem realizado encontros em diversas cidades brasileiras, funcionando mais do que como um ponto de convergência entre artigos, estudos e videodepoimentos. Durante 2011 foram realizados 71 eventos, sendo 66 deles presenciais, com um potencial de alcance direto de mais de 7 mil pessoas. Criada a partir do conteúdo do livro “Conversas com Líderes Sustentáveis”, de Ricardo Voltolini, a plataforma tem o objetivo de inspirar e conectar jovens líderes envolvidos com o tema da sustentabilidade.

Voltolini, idealizador do projeto e diretor-presidente da Ideia Sustentável, conta que a experiência tem sido muito positiva e gratificante, inclusive para os líderes já reconhecidos, que promovem a transferência de seu legado através desse trabalho. “Muitas escolas de negócios ainda estão desfalcadas no que se refere a preparar líderes para a sustentabilidade. Em contrapartida, há hoje um grande interesse dos jovens em começar seus negócios já levando em consideração este aspecto”, afirma.

Para o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, educar as pessoas para que façam escolhas mais conscientes de consumo é imprescindível para o estímulo de práticas comerciais mais sustentáveis. “No entanto, se as empresas não tiverem líderes que consigam entender essa demanda, que cresce a cada dia no consumidor, o processo de mudança não ganhará a escala e a velocidade de que precisamos”, completa Mattar.

O lançamento da segunda fase da iniciativa contará com a participação de dez líderes que vão contar como suas empresas estão educando lideranças para a sustentabilidade. As palestras estarão disponíveis na plataforma, podendo ser usadas como material educacional complementar em universidades.

Saiba mais em www.ideiasustentavel.com.br/lideres

SERVIÇO
O quê? Lançamento da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável
Quando? 14/08/2012, às 19h30
Onde? Teatro do SESI. Av. Paulista, 1.313. Sede da FIESP. São Paulo – SP
Inscrições: Evento exclusivo para convidados. Interessados podem fazer uma pré-reserva pelo e-mail plataforma@ideiasustentavel.com.br, com o título PLS 2012
Mais informações: Karina Marinheiro karina@ideiasustentavel.com.br e Paula Pompeu paula@ideiasustentavel.com.br

Leia também:
– Liderança para a sustentabilidade, um recurso renovável

– Ser ou não ser: nova liderança para uma sociedade sustentável
– Modelos mentais para líderes sustentáveis

Siga no twitter.
Curta no facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também