loader image
28.04.17 às 16:40

Domínio “.eco” está disponível para instituições dedicadas ao meio ambiente

Instituição, organização ou empresa só poderá utilizar esse domínio se atender às regras da comunidade, para evitar o “greenwashing”

O domínio “.eco” está disponível desde o dia 25 abril para empresas, organizações ou instituições dedicadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Ele só poderá ser utilizado se atender às regras da comunidade estabelecidas na proposta de domínio comunitário submetida ao ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, responsável pelo registro dos domínios na internet.

Dessa forma, é possível garantir o uso do domínio “.eco” por uma empresa ou organização que informe que existe um comprometimento real com a causa do meio ambiente e da sustentabilidade, evitando assim o “greenwashing” – ações de comunicação que identificam uma empresa ou organização com as práticas de sustentabilidade quando isso não acontece de fato.

Uma coalizão de empresas e organizações, da qual participou o Instituto Akatu, se empenhou para obter a responsabilidade pelo uso do domínio “.eco” junto à ICANN. A iniciativa Dot Eco, liderada pela empresa canadense Big Room, reuniu mais de 40 instituições de vários países dedicadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, com o objetivo obter o “.eco” como domínio comunitário, evitando que haja um leilão público desse domínio.

“Esse esforço conjunto foi feito para que o domínio tivesse credibilidade e refletisse de fato os valores e prioridades daqueles que se empenham pelo meio ambiente e sustentabilidade”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu e um dos dois vice chairmen do Conselho Comunitário do .ECO, o outro é representante da WWF International. Durante quase quatro anos o conselho trabalhou na estruturação da proposta a ser submetida à ICANN, incluindo a produção das regras que garantirão que o domínio trabalhe a favor da causa ambiental e da sustentabilidade.

Saiba mais sobre como adquirir o domínio “.eco” no site www.get.eco.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também