loader image
21.05.13 às 18:42

Filme aborda combustíveis fósseis e mudanças climáticas

Mobilização global contra combustíveis poluentes e limites para emissões de gases de efeito estufa são tema de produção de organização não governamental
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Na última quinta-feira (16/05) foi lançado internacionalmento o documentário “Faça as contas” (Do The Math: The Movie, em inglês), promovido pela organização 350.org e exibido em diversas cidades, inclusive em São Paulo, em que a exibição foi acompanhada de debate.

O filme tem como protagonista o ativista climático Bill McKibben, da 350.org, e aborda a polêmica das reservas de combustíveis fósseis da indústria energética, cuja liberação aumentaria a concentração de gases de efeito estufa a níveis inseguros para a vida no planeta. No material, McKibben relata a luta global em prol da redução da utilização de combustíveis fósseis e poluentes e divulga dados alarmantes sobre o panorama dessas fontes de energia no mundo.

Segundo a obra, o limite seguro para as emissões de CO2 é abaixo de 350 partes por milhão (ppm), com um volume de emissões equivalente a 565 bilhões de toneladas. No entanto, com o crescimento atual registrado de 2 ppm por ano, já ultrapassamos a marca de 400 ppm*. E McKibben ainda chama a atenção para o fato de que atualmente as companhias de energia contabilizam 2.795 bilhões de toneladas de combustíveis fósseis em suas reservas, prontos para serem extraídos e utilizados. Esse valor é 5 vezes superior aos limites de emissões estabelecido pelas pesquisas da NASA e citados por McKibben. O resultado dessa conta convida à reflexão sobre o problema ético que envolve a continuidade da extração e utilização dessas fontes de energia por países e comunidades.

Dentre os principais pontos discutidos pelo filme está a prevalência do investimento em energias sujas ao invés de fontes limpas, alternativas e renováveis e a intensa pressão social para a desacelerem ação desses investimentos.

Em São Paulo, as exibições ocorreram na casa Urusvati e na Matilha Cultural. Clique aqui para conferir as próximas exibições previstas.

*Dado anunciado em 10/05/2013 pelo Scripps Institution of Oceanography, da Universidade de San Diego.

Assista aqui ao trailer com legendas em português.

Assista aqui ao filme na íntegra com legendas em português.

Siga no Twitter.
Curta no Facebook.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também