loader image
23.07.19 às 15:24

Dicas de filmes e animações infantis sobre sustentabilidade

O Akatu preparou uma seleção com cinco filmes que contam histórias sobre preservação do meio ambiente e respeito à natureza. Também tem dicas de vídeos do Edukatu.

Que tal assistir com a criançada a filmes, animações e vídeos sobre sustentabilidade e meio ambiente? Veja aqui uma seleção com opções divertidas e educativas preparadas pelo Instituto Akatu. Aqui tem também duas sugestões do Edukatu: vídeos que mostram práticas simples de consumo consciente no dia a dia.

Wall-E
O mundo foi soterrado pelo lixo, por isso, os humanos decidem deixar o planeta e partem para uma viagem pelo espaço por 700 anos. Enquanto isso, vários robôs limpam a sujeira que eles deixaram. A maioria não aguenta as condições precárias da Terra e deixa de funcionar. O único que ainda persiste é Wall-E, que vaga juntando enormes pilhas de lixo. Também coleciona objetos. Fica fascinado pelos antigos habitantes e passa a desenvolver algumas emoções humanas. Sua única amiga é uma baratinha. Até que um dia, chega uma nave dos céus. Ele recebe a visita de Eva, uma robô enviada por humanos para o planeta com a missão de procurar exemplares vegetais vivos. Ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

O Lorax: em busca da trúfula perdida
Ted , um garoto de 12 anos, mora em uma cidade chamada Thneed-Ville, onde tudo é tecnológico e artificial. O menino se apaixona pela pela vizinha Audrey. Ele descobre que o grande sonho dela é ver uma árvore de verdade, onde eles vivem isso não existe mais. Para conquistar a amada, Ted resolve procurar uma árvore e viaja para uma terra desconhecida, cheia de cor e natureza. Lá conhece também Lorax, uma criatura preocupada com o futuro que luta para proteger seu mundo. A animação fala sobre a importância da preservação da natureza diante dos avanços da ganância.

Nausicaä do Vale do Vento
Nausicaä é uma princesa de um pequeno império no Vale do Vento. A garota faz de tudo para conter as investidas de outros reinos. Também estuda uma floresta chamada Mar da Corrupção, repletas de plantas, fungos e insetos gigantes, onde o ar é poluído e tem devastado todo o planeta. Ao contrário de seu povoado, ela se sente fascinada pela floresta e acredita que ela possui belezas, mesmo depois dos danos terem causado a morte de quase toda a sua família. A história mostra como podem ser nocivos os prejuízos causados pelos humanos na natureza, mas tem a esperança de que nem tudo está perdido. O filme é de Hayao Miyazaki, diretor e roteirista japonês responsável pelo Studio Ghibl.

Meu Amigo Totoro
Esta é uma outra produção japonesa do Studio Ghibl. Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito protetor da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua esposa doente. Quando Mei e sua irmãzinha tentam visitar a mãe, se perdem na floresta, e Totoro as ajuda a achar o caminho de volta para casa. Nesse percurso, eles vivem grandes aventuras.

Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta
Franjinha cria uma poção secreta mágica capaz de limpar tudo o que está sujo. Mas ele acaba atrapalhado pelo grupinho formado por Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Os amigos causam a maior confusão em seu laboratório e, enquanto tentam arrumar a bagunça, encontram a tal fórmula. Surge então a ideia de usá-la para acabar com a poluição no planeta. Dorinha e Chico Bento também participam da missão.

Assista também aos vídeos do Edukatu, sobre consumo consciente: 

Ciclo de vida dos produtos
A animação apresenta a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), uma ferramenta que permite avaliar, de uma vez só, todos os impactos associados a um produto, serviço, processo ou material ao longo de toda a sua existência, desde sua extração, passando pela transformação, ou fabricação, até seu descarte final ou reinserção na cadeia produtiva. Em um mundo cada vez mais complexo, a visão sistêmica da ACV permite conhecer de fato todos os elementos envolvidos neste processo e, assim, fazer escolhas de fato mais sustentáveis e conscientes em cada caso, na prática.

Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar
O vídeo mostra que, ter uma atitude mais sustentável começa muito antes de reciclar. O primeiro passo é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa. Refletir se realmente é necessário adquirir aquele produto. Outros passos são reduzir o consumo, reutilizar o que já tem e descartar de forma correta, sempre checando a possibilidade de reciclagem.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também