Dicas de consumo consciente para as férias de verão

Na estação mais quente do ano, você pode ter atitudes de consumo consciente que ajudam a melhorar a sua vida e as das outras pessoas

 

É possível curtir as férias de verão e, ao mesmo tempo, tomar atitudes sustentáveis, consumindo com mais consciência? Sim! Confira as dicas para você praticar o consumo consciente na estação mais quente do ano. Veja a seguir as nossas sugestões:

1.    Prepare seu próprio sorvete com ingredientes naturais e saudáveis
Para aplacar o calor, prepare picolés refrescantes com frutas variadas. É saudável e delicioso! Para evitar o desperdício, planeje bem as compras para adquirir somente o que de fato você vai usar na receita. Outra dica é comprar produtos da estação produzidos localmente. Além de saborosos, eles são mais baratos e exigem menos transporte, reduzindo as perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição. E se sobrou algum ingrediente, como frutas, transforme-as em  geleias e recheios para bolos.

2. Quando puder, dispense o secador de cabelos
Você sabia? A utilização do secador de cabelo por 10 minutos consome mais energia do que uma máquina de lavar roupas em uma hora! Para economizar energia elétrica, seque bem os cabelos com a toalha e só depois use o secador! Optar pela redução do consumo energético é de fundamental importância para evitar os impactos negativos sobre o meio ambiente e a economia. Pense nisso!

3. Use o ar condicionado sem desperdício
Vai ligar o ar condicionado? Feche as janelas, assim o aparelho não ficará sobrecarregado e, por isso, não gastará muita eletricidade à toa! E não esqueça de desligá-lo quando sair do ambiente. Evite o desperdício. É importante compreender que a mudança de comportamento individual é fundamental para o processo de construção de uma sociedade mais sustentável.

4. Quando sair de férias, tire os eletrodomésticos da tomada
Vai sair de férias? Tire os equipamentos da tomada! Mesmo no modo stand by, eles consomem energia. Por isso, é preciso desligá-los completamente. Se cada brasileiro adotar essa prática durante 30 dias ao longo de um ano, a energia economizada será suficiente para iluminar o estádio do Maracanã por 180 anos. Veja mais dicas no vídeo feito em parceria com a Aes Eletropaulo.

5. Mantenha a praia limpa
Aquela sujeira toda que é jogada na praia retorna para nós mesmos. Podemos colaborar e ser parte da solução desse problema, por meio de mudanças em nossas práticas cotidianas. Atitudes simples podem fazer toda a diferença, como não jogar lixo nas praias e reduzir a produção de resíduos, independente se é morador da região ou turista. Vamos manter os mares limpos!

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: