loader image
24.10.14 às 17:36

Dia Mundial Sem Comprar: para refletir sobre o consumo consciente

Neste ano, a data é comemorada em 29 de novembro. A ideia é não consumir nada o dia todo, uma forma de refletir sobre o o consumismo excessivo
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Cartaz do site Buy Nothing Day. Tradução: “Mantenha a calma e não compre”

 

Que tal ficar um dia inteiro sem comprar nada? Pois esta é a proposta do Dia Mundial sem Compras (Buy Nothing Day, em inglês). A data é celebrada sempre no último sábado de novembro (portanto, no dia 29 deste ano) no Brasil e em mais de 60 países. Só nos Estados Unidos e no Canadá, a comemoração é um dia depois do Dia de Ação de Graças.

O Dia Mundial sem Compras foi criado com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre o consumismo excessivo e repensarem sobre novos estilos de vida baseados em um consumo consciente e sustentável. Ele surgiu em Vancouver, no Canadá, criado pelo artista Ted Dave, em setembro de 1992. Posteriormente, foi promovido pela revista canadense Adbusters. Em 1997, a data foi transferida para a sexta-feira após o Dia da Ação de Graças americano, conhecido como “Black Friday” – um dos dias mais agitados de compras nos Estados Unidos. Fora da América do Norte, a efeméride passo a ser adotada sempre no último sábado de novembro.

Para os ativistas britânicos do Buy Nothing Day, a intenção não é mudar o estilo de vida do planeta num único dia. A ideia é despertar a consciência das pessoas para que percebam os impactos de seu consumo no meio ambiente. Todo consumo causa impacto – positivo ou negativo – na economia, nas relações sociais, na natureza e em cada indivíduo. Ao ter essa consciência, o consumidor pode buscar aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos de seu consumo na hora de decidir por que comprar e de escolher o que comprar, de quem comprar, como comprar e de definir a maneira de usar e, depois, descartar o que não serve mais. O Dia Mundial sem Compras busca, portanto, contribuir para a construção de uma sociedade que promova um maior sentido de vida para as pessoas e o respeito aos recursos naturais e sociais. Vamos participar?

 

Leia mais:

10 Caminhos para a Produção e o Consumo Conscientes

Instituto Akatu lança nova plataforma para o Teste do Consumo Consciente

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também