loader image
13.08.15 às 11:16

Dia de Sobrecarga da Terra: já esgotamos os recursos oferecidos pelo planeta neste ano

Em oito meses, a humanidade ultrapassou o limite de uso de recursos naturais no ano, retirando mais do que o planeta consegue regenerar
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

 

 

O planeta entrou no cheque especial: em menos de oito meses, a humanidade ultrapassou os limites de uso de recursos naturais na Terra. Hoje, dia 13 de agosto, é o Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês), data estabelecida pela Global Footprint Network (GFN) para chamar atenção para os excessos da humanidade, que retira da natureza mais do que o planeta pode regenerar.

A GFN monitora as demandas da humanidade por recursos do planeta (pegada ecológica), em relação à capacidade da natureza de atender a essa demanda (biocapacidade).

O Dia da Sobrecarga da Terra acontece cada vez mais cedo: no ano 2000, a data foi no início de outubro. Neste ano, a data vem seis dias antes de 2014. A população mundial atualmente consome o equivalente a 1,6 planeta por ano.

As consequências desses excessos estão ficando cada vez mais evidentes a cada dia, segundo a GFN, com a ocorrência frequente de secas, erosão do solo, perda de biodiversidade e o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

“A pegada de carbono da humanidade mais que dobrou desde o início dos anos 70, quando o mundo entrou em sobrecarga ecológica. É um dos aspectos com maior distância entre pegada ecológica e biocapacidade do planeta”, disse Mathis Wackernagel, presidente da GFN. “O acordo global para acabar com o uso de combustíveis fósseis está sendo discutido mundialmente e pode ajudar a diminuir essa pegada consistentemente.”

O acordo climático deverá acontecer na Conferência do Clima das Nações Unidas em Paris (COP 21), em dezembro, que tem como objetivo manter aumento de temperatura global até 2 graus Celsius, em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial.

Caso as emissões de carbono sejam reduzidas ao menos 30% abaixo dos níveis atuais até 2030, o Dia da Sobrecarga da Terra poderá ser no dia 16 de setembro em 2030, segundo estimativas da GFN – assumindo que as demais pegadas continuem a evoluir nas taxas atuais. Mas, se tudo continuar como está, o Dia da Sobrecarga em 2030 deverá ser no fim de junho.

Saiba mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra no site do GFN (www.overshootday.org), em inglês. Use a calculadora de pegada ecológica no endereço www.footprintcalculator.org.

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste!

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também