loader image
26.11.18 às 18:58

Dia de Doar: ajude o Akatu a levar educação sobre sustentabilidade e consumo consciente para todo o Brasil

Nossa plataforma digital Edukatu já sensibilizou mais de 300 mil pessoas em todo o país. Podemos ir além com a sua ajuda

Apoie nossa causa, você pode doar qualquer valor acessando o link.

A professora de ciências Margarida Telles da Cruz, 52 anos, sempre trabalhou com questões ambientais, mas foi em 2012, enquanto procurava na internet sobre temas relacionados à sustentabilidade que ela encontrou o site do Akatu. “Fiz o cadastro na plataforma do Edukatu e passei a utilizar o material de consumo consciente com os meus alunos. Todos se engajaram rapidamente. Até os pais dos e outras pessoas da comunidade foram atrás do material. Hoje, utilizo os vídeos do site para trazer diferentes reflexões aos estudantes”, comenta Margarida, que costuma dizer ainda que o Akatu plantou nela a “semente da esperança”.

Assim como Margarida, outros 9 mil professores já foram impactados pelo Edukatu. O projeto é uma rede de aprendizagem que foi criada pelo Akatu, em 2013, e visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.

Na plataforma, há materiais pedagógicos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades, jogos, etc.), distribuídos em circuitos temáticos para professores e estudantes explorarem. Além disso, o Edukatu possibilita que escolas compartilhem ideias e informações entre si.

“Quando você descobre parceiros que têm o pensamento alinhado ao seu, você percebe que está no caminho certo. O engajamento dos alunos e da comunidade me reforça que não devo desistir e que as pequenas ações do dia a dia impactam da melhor forma e fazem toda a diferença”, reflete a professora Margarida.

Ao longo de seus cinco anos de existência, o Edukatu já soma mais de 300 mil pessoas impactadas (entre alunos, professores e comunidade), 30 mil estudantes cadastrados –sendo mais de 120 mil sensibilizados – e 40 mil pessoas inscritas na plataforma.

Hoje, no Dia Mundial de Doar, o Akatu conta com a sua ajuda para continuar impactando pessoas de todo o país e levando o consumo consciente e temas ligados à sustentabilidade, saúde, bem-estar, mudanças climáticas, economia de água e de energia, entre outros, para dentro e fora das escolas.

#diadedoar é um movimento que promove a cultura da doação no Brasil e no mundo. Tem sua origem nos Estados Unidos, em 2012, com o nome de

#GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. O dia surgiu para compor uma sequência das datas como o ThanksGiving (Dia de Ação de Graças) e comerciais como a BlackFriday e o CyberMonday, que estimulam o consumo. Atualmente, conta com a participação de mais de 45 países, sendo que no Brasil desde 2013.

Aproveite para celebrar esta data e fazer uma doação. Se você se interessou pela causa do Edukatu, pode doar qualquer valor acessando o link.

Confira, abaixo, outros depoimentos de quem, assim como a professora Margarida, também já foi impactado pelo Edukatu:

“O nosso trabalho com o Edukatu foi para além dos muros da escola e ultrapassou barreiras, pois as crianças levaram seus aprendizados para casa. Por isso, usar a plataforma do Edukatu com os alunos é muito gratificante: nós plantamos a semente e os alunos estão mudando seus hábitos dentro de casa também”.
Renata de Sousa Morais, professora de artes da Escola Municipal Eunice Pereira de Camargo, localizada no bairro Jardins de Tatuí, em Tatuí (SP).

O Edukatu é muito mais do que um simples programa de conscientização, ele é mais grandioso e muito bem projetado e isso engaja facilmente os alunos”.
Mayara Andréa, 13 anos, aluna da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe.

“O Edukatu é uma grande fonte de conhecimento pra mim. O site incentiva os alunos, pois brinca com a nossa mente. Ajuda a aprimorar o nosso conhecimento sobre o meio ambiente”. Dimitri Tavares Oliveira, 10 anos, aluno do Colégio Cristo Rei, Maceió (AL).

“O Edukatu atende tanto aos alunos mais novos quanto os mais velhos e isso é muito bom. A plataforma trabalha de maneira fácil e as crianças gostaram logo de cara”. Maria Walkíria Cipriano Cardoso, professora de informática educacional do Colégio Cristo Rei, Maceió (AL).

“O Edukatu auxiliou a alimentar nossas ações e refletir sobre as práticas da sustentabilidade, do consumo consciente e do descarte eficiente, que foi a temática do nosso projeto”. Lucileide Dias Couto, coordenadora da Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também