loader image
30.11.10 às 22:29

Dia de ação pelo clima mobiliza pessoas em todo o planeta

Parte da campanha TicTacTicTac, manifestações em 181 países chamam a atenção para a necessidade de combater as mudanças climáticas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Deu no The New York Times : no dia 24 de outubro, a página principal do site de um dos jornais mais importantes do mundo trazia em destaque as várias manifestações ao redor do planeta do Dia de Ação pelo Clima, da campanha TckTckTck (que no Brasil tem o nome de TicTacTicTac. Foram mais de 5200 ações, realizadas em 181 países, em que pessoas comuns reuniram-se em torno de um objetivo: mandar um recado aos líderes mundiais que vão se reunir em Copenhaghe, em dezembro, na COP 15 (a Conferência das Partes entre os países membros da Convenção do Clima da ONU). A mensagem é para que os líderes negociem acordos que efetivamente contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, evitando assim o agravamento do aquecimento global e as conseqüentes mudanças climáticas.

Nesse dia, o movimento foi galvanizado pela ONG 350, que busca conscientizar as pessoas para esse número significativo no combate às mudanças climáticas. De acordo com vários estudos, 350 é a concentração (em partes por milhão, ou ppm) de carbono na atmosfera que deveria ser mantida para que a temperatura no planeta não subisse demais, a ponto de provocar mudanças climáticas que ameacem a vida humana e a natureza. Atualmente, a concentração é de 387 ppm.

As fotos das manifestações, registradas pelos próprios participantes e reunidas aqui, mostram o alcance planetário do movimento. Há registros como as faixas estendidas por apenas cinco pessoas em Qaqortoq, na Groenlândia, ou por dois alpinistas no topo do monte mais alto da Antártida, e de ações que envolviam dezenas ou centenas de manifestantes, como as crianças na Índia formando o número 350 com os próprios corpos.

As fotos das ações na América Latina estão aqui. Houve manifestações por todo o continente, como nos gelados andes bolivianos, a 5300 metros de altitude, ou à beira do mar em Cartagena, na Colômbia. Fotos brasileiras mostram ações em vários lugares do país, como em São Carlos (SP), Aracaju (SE), na pequena São Vicente de Minas (MG) e dentro da floresta amazônica, próximo a Manaus (AM).

Ao final da tarde desse Dia de Ação pelo Clima, Bill McKibben, fundador da ONG 350.org, fez um discurso na Times Square, em Nova York, que pode ser visto aqui. Ele lembrava que o 24 de outubro de 2009 representava a ação política de maior alcance mundial, em um único dia, em toda a história. Ao lado de um telão que mostrava as fotos das manifestações por todo o planeta, McKibben destacou: “quando você olhar para essas fotos, verá que não há estrelas de cinema, não há astros do rock, não há políticos carismáticos. Estas são pessoas em todos os países reunindo-se em torno de um argumento científico, em torno do mais importante número do mundo — 350”.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também