loader image
11.08.14 às 19:29

Desafio premia cidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo

Podem participar do concurso as cidades brasileiras que proponham soluções energéticas inovadoras e planos de mitigação das mudanças climáticas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Crédito: Divulgação

 

Com objetivo de reconhecer os esforços das cidades para reduzir a emissão de carbono e combater o aquecimento global, o  WWF-Brasil e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade lançaram a segunda edição nacional do Desafio das Cidades da Hora do Planeta.

Podem participar do desafio nacional as cidades brasileiras que proponham soluções energéticas inovadoras e planos de mitigação das mudanças climáticas.

As cidades brasileiras interessadas em participar devem registrar seus compromissos na plataforma do Registro Climático de Cidades Carbonn (cCCR), gerenciada pelo ICLEI, até o dia 5 de setembro. Mais informações sobre como se inscrever na página oficial do Desafio das Cidades.

Essa será a segunda vez que o Brasil participa da iniciativa. Belo Horizonte foi a ganhadora da edição 2013-2014. A cidade escolhida ganha o posto de Capital Nacional da Hora do Planeta no Brasil e participa de uma seleção global a ser realizada em março de 2015, na Cidade do Cabo (África do Sul), onde os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e histórias de sucesso em sustentabilidade urbana com outras entidades.

O júri internacional, composto por especialistas, irá avaliar planos de desenvolvimento para os sistemas de construção, transportes, energia e demais soluções para uma cidade mais verde, mais limpa e melhor qualidade de vida para os moradores.

O Desafio das Cidades da Hora do Planeta começou na Suécia, em 2011, a fim de reconhecer as cidades que realizam esforços de longo prazo para combater o aquecimento global. No ano passado, 163 cidades de 14 países do mundo participaram com compromissos e ações contra o aquecimento global. O júri selecionou 14 capitais nacionais da Hora do Planeta (veja a lista completa).

Leia mais:

Clima em 2013 refletiu planeta em aquecimento

207 cidades divulgam estratégias de adaptação às mudanças climáticas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também