loader image
03.06.14 às 11:04

Desafio “De Onde Vêm as Coisas?” é prorrogado

Campanha do Edukatu, que foi prorrogada até 6 de junho, estimula debates nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

O prazo para participar do Desafio “De Onde Vêm as Coisas?” foi prorrogado. Agora, as equipes têm até 16 de junho para se inscrever e participar do Desafio, que busca estimular discussões nas comunidades escolares sobre o consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos a partir de objetos do seu cotidiano.

Escolas do ensino público e privado de Oiapoque ao Chuí, integrantes do Edukatu, estão participando da campanha que quer estimular debates nas comunidades escolares sobre consumo consciente e o ciclo de vida dos produtos. “A ideia é que as atividades do desafio orientem os participantes a ponderar sobre os impactos desde a produção até o uso e descarte dos utensílios do seu dia a dia, além de estimulá-los a mapear como o material plástico está presente nesses produtos”, explica Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, enfatizando que a iniciativa também possibilita o aprendizado sobre uma série de questões relacionadas ao consumo consciente e sustentabilidade.

Os professores das instituições de ensino devem criar seus perfis no site do Edukatu, Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente, e cadastrar os projetos das suas equipes. Depois de ler as regras do edital, podem inscrever suas escolas para participar da competição, que termina em 6 de junho de 2014. O professor convida seus alunos e outros colegas da escola para sua equipe e libera a navegação pelo Circuito Natureza e seus percursos: Terra, Água e Ar.

Cada percurso consiste em uma sequência de atividades a serem realizadas ora individualmente, ora em equipe, e envolve, entre outros, reflexões sobre materiais informativos, pesquisas, produção de textos e desenhos, contato com profissionais ou atores sociais, planejamento e realização de campanhas. Todas as atividades de ao menos um dos percursos devem ser realizadas pelos participantes de cada equipe. Os envolvidos registram sua participação por meio de relato escrito, material fotográfico e audiovisual.

A escola que vencer o Desafio será contemplada com a visita da equipe do Edukatu, a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática como tablets e câmeras fotográficas digitais. Segundo e terceiro colocados também receberão prêmios. Assista ao vídeo com mais informações sobre o desafio “De onde vêm as coisas?”

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também