loader image
29.12.10 às 23:03

Degelo do Ártico pode ser irreversível

Imagens de satélite constatam que massas de gelo da região estão 18,2% abaixo de seus níveis médios tradicionais, o que constitui recorde
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: O aumento progressivo da temperatura do planeta tem o potencial de causar transformações profundas na vida de todos. Escolhas de consumo conscientes ajudam a prevenir impactos negativos. Evite comprar mercadorias cujo modo de produção que esteja relacionado à poluição ou ao desmatamento, que proporcionam o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera.

O derretimento de gelo ártico pode transformar em irreversível o aquecimento do planeta, o que causaria uma alta dramática do nível dos mares, advertem cientistas britânicos citados semana passada pelo jornal “The Independent”.

O efeito estufa está derretendo o gelo ártico em um ritmo que faz com que a região polar absorva cada vez mais calor do planeta, o que contribui para aumentar esse mesmo processo em um círculo vicioso de conseqüências imprevisíveis.

O maior temor dos especialistas é que o Ártico esteja a ponto de alcançar um ponto a partir do qual nada poderia reverter o desaparecimento progressivo dessas massas de gelo e dos glaciais da Groenlândia.

Segundo cientistas citados pelo jornal, graças aos satélites que observam o Ártico pôde-se descobrir que as massas de gelo dessa região do planeta estão 18,2% abaixo de seus níveis médios tradicionais, o que constitui um recorde.

O gelo do mar se funde no verão e se reconstitui no inverno, mas, pela primeira vez, no último inverno os cientistas descobriram que a recuperação foi muito insuficiente. Em setembro de 2002, a camada gelada do Ártico atingiu seu nível mais baixo desde que são feitos esses registros, segundo as fontes.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também