loader image
31.12.10 às 9:22

Crianças aprendem sobre consumo responsável

Preparar crianças e adolescentes com idades entre 07 a 17 anos de todo o país para lidarem no dia-a-dia com a preservação do planeta, trabalhando o consumo consciente
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Preparar crianças e adolescentes com idades entre 07 a 17 anos de todo o País para lidarem no dia-a-dia com a preservação ambiental do planeta, trabalhando o conceito do consumo consciente. Esta é a proposta do “Projeto Sou Mais Nós” no AABB Comunidade”, que foi lançado nacionalmente, no dia 19, pela Fundação Banco do Brasil e Federação Nacional das AABB – FENABB, em parceria com o Instituto Akatu e Instituto Cultural Maurício de Sousa.

O projeto social envolverá cerca de 53 mil crianças e adolescentes atendidos pelo Programa AABB Comunidade em 395 municípios de 25 estados, a partir de março de 2003. O objetivo é despertar nos jovens uma consciência coletiva quanto ao desperdício de água, energia, bens naturais, e contribuir para uma sociedade mais saudável e justa.

O AABB Comunidade é um programa de complementação escolar que desenvolve atividades lúdicas e pedagógicas de saúde, cultura, esporte e lazer, e proporciona novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Numa primeira etapa, serão distribuídos gibis com os personagens da Turma da Mônica, de linguagem fácil e objetiva. Neles, as crianças terão a oportunidade de saber a importância da preservação dos recursos da natureza para melhoria da qualidade de vida. Temas como desmatamento de florestas, poluição do ar, desperdício de água, aproveitamento do solo e das plantações, fazem parte do conteúdo da revista em quadrinhos.

“Queremos desenvolver nestes pequenos cidadãos uma consciência que garantirá um futuro melhor a todos nós”, afirma a presidente da Fundação, Heloisa Helena de Oliveira. “O consumo consciente é o processo de escolha que visa equilibrar o bem-estar do consumidor com as possibilidades ambientais e as necessidades sociais”, explica Flávia Aidar, do Akatu.

Os educadores do NTC/PUC (SP), irão receber treinamento do Instituto Akatu para repassar a metodologia e orientação pedagógica do projeto. As crianças e adolescentes também serão os disseminadores dos conceitos de consumo consciente no ambiente familiar, escolar e na comunidade.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também