loader image
02.09.13 às 16:06

Cooperação e parcerias são foco na Semana Mundial da Água

Mobilização global busca destacar a necessidade de ação coordenada para o manejo e a proteção do recurso natural
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Comentário Akatu: Ainda que menos de 1% da água doce do planeta esteja acessível para consumo, o volume existente hoje é mais que suficiente para abastecer as necessidades da humanidade. Só que a maneira de utilizá-la precisa ser modificada no sentido de um modelo de consumo e de produção mais consciente, que permita a renovação deste recurso precioso de forma sustentável. E mobilizações mundiais para a sensibilização para o tema, como a Semana Mundial da Água promovida pela OMM, são essenciais nesse processo.

A Semana Mundial da Água está sendo celebrada em Estocolmo, na Suécia, de segunda (02/09) até a sexta-feira (06/09), com a realização de uma conferência globalcom o tema “Cooperação sobre Água – Construindo Parcerias”. O evento destaca a necessidade de uma ação coordenada para administrar e proteger o recurso natural.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência que coordena a conferência, lembra que está aumentando a pressão sobre a água, devido às mudanças climáticas, ao desenvolvimento socioeconômico e ao crescimento da população. A OMM ressalta ainda que a água é uma das áreas prioritárias da Rede Global para Serviços Climáticos, uma parceria internacional para governos e organizações que produzem e usam estes serviços.

Redução de Impactos

A iniciativa da agência procura melhorar a qualidade e a quantidade dos serviços climáticos no mundo e assim, reforçar os recursos de manejo da água, reduzir os impactos de desastres naturais e melhorar a segurança alimentar.

A rede também tem o objetivo de estabelecer um diálogo permanente entre serviços hidrológicos e de meteorologia, fornecendo informações para comunidades em cidades e áreas à beira-mar e aos setores agrícola, de transportes e de energia.

Leia aqui a notícia original publicada pela Rádio ONU.

 

Leia também:

Água: recurso escasso ou abundante?
Você sabia que 2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água?
Água: por que é necessário tanto cuidado com ela?

Curta no Facebook
Siga no Twitter

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também