loader image
01.12.10 às 9:19

Consumo consciente na estratégia de gestão dos negócios

Presidentes do Walmart, do Grupo Santander e da HP falam sobre os resultados da parceria com o Instituto Akatu
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No início de dezembro, o Instituto Akatu reuniu presidentes de empresas parceiras e associadas para um café da manhã de confraternização. No evento, os presidentes do Walmart Brasil, do Grupo Santander Brasil e da HP Brasil apresentaram as experiências das empresas e relataram por que e como a sustentabilidade e o consumo consciente participam de sua visão de negócio e de sua estratégia, e quais os resultados percebidos para o negócio da empresa e para a causa do consumo consciente. Cerca de 40 presidentes e representantes de empresas apoiadoras do Instituto Akatu estiveram presentes.

“Nossa idéia foi apresentar a experiência de três empresas parceiras do Akatu, epresentando diferentes elos de uma cadeia produtiva. Estamos escolhendo empresas que assimilaram, em seu trabalho, a sustentabilidade e o consumo consciente seja em seus produtos, seja em sua relação com funcionários, seja na sua atuação no mercado”, afirmou Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

Foco nas pessoas
O presidente do Walmart Brasil, Hector Nuñez, afirmou que a estratégia de sustentabilidade da empresa é colocar os clientes no centro das discussões. “Nossas metas de sustentabilidade são pautadas nas pessoas, em como elas fazem parte do negócio”, disse Nuñez. E a parceria Walmart e Akatu vem gerando frutos. O Projeto Mobilização para a Sustentabilidade e Consumo Consciente já capacitou 55 mil funcionários como disseminadores dos conceitos e práticas do consumo consciente. “Juntos podemos fazer algo de realmente importante. E digo isso também para os meus concorrentes”, afirmou.  “O Akatu é fundamental não só na ajuda para transmitir conhecimento tanto para o público interno quanto para os clientes, mas também na liderança do pensamento do consumo consciente e sustentabilidade”, afirmou o presidente do Walmart.

Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil, acredita que a educação levará à conscientização de todos: “a educação financeira tem o papel de fazer o indivíduo pensar, por exemplo, em como consumir um produto financeiro e em como lidar com o dinheiro”. Para Barbosa, “é um falso dilema acreditar que ou você faz as coisas de uma forma transparente ou você ganha dinheiro”.

Para Mario Anseloni, presidente da HP Brasil, a parceria com o Akatu é inspiradora e motivadora. “O Instituto tem propostas fundamentais e muito alinhadas com os valores da HP, principalmente no que tange ao consumo consciente e à redução de impactos ambientais”, afirma. O presidente da HP vê com muito entusiasmo o Projeto de Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental, fruto da parceria do Akatu com a empresa. “Com esse projeto, vamos além da multiplicação dos conceitos com adultos. Temos a possibilidade de mobilizar as crianças, que um dia serão líderes para o consumo consciente e a sustentabilidade”, acredita Mario Anseloni.

Colaboradores fazem a empresa sustentável
As três empresas convidadas a apresentar suas experiências relataram como e por que o consumo consciente foi incorporado nas suas estratégias de atuação em sustentabilidade. “Ouvimos desses presidentes exemplos que podem inspirar um processo diferenciado. Eles incorporaram a sustentabilidade na gestão de seus negócios”, afirmou Helio Mattar. Para o Akatu, o evento significou uma mostra pública do apoio que a causa do consumo consciente e da sustentabilidade recebe dos presidentes e de suas organizações.

O trabalho pela sustentabilidade da vida no planeta, segundo Helio Mattar, deveria ser generoso e não apenas representar vantagem competitiva: “a reputação das empresas no mundo moderno está na mídia, está na internet. E isso contribui para mudar a forma de o consumidor se relacionar com o que consome.” Entre as várias empresas presentes, estiveram representantes do Carrefour, IBM, Bradesco, DOW Brasil,Tribanco e Fibria.

“Muitos mencionaram que saíram fortemente inspirados a fazer mais em suas organizações. Esse é certamente um resultado da maior importância”, finalizou Helio Mattar, completando que “não vai haver empresa sustentável se o corpo de colaboradores não for sustentável”.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também