Consumo consciente ganha as telas da TV e do cinema

Filmes do Movimento Cuide entram na programação da Globo e da Futura e passarão no Cinemark em breve

Nada melhor para um chamado à ação, como o Movimento Cuide, do que ser veiculado na televisão e no cinema. No dia 11 de julho, dois filmes, de 12 e 27 segundos, com mensagens de consumo consciente passaram a ganhar inserções nas programações da TV Globo e do Canal Futura. Em breve, os mesmo filmes serão assistidos pelos frequentadores das salas de cinema da rede Cinemark em São Paulo. A Rede Globo é um parceiro mantenedor do Instituto Akatu.

Um dos filmes, chamado “Favela”, foi inspirado em campanha publicitária criada pela Leo Burnett e premiada com o Leão de Ouro no Festival de Cannes, além de receber uma premiação especial concedida pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Festival de Nova York. Esse filme mostra uma foto de uma favela de cabeça para baixo, em movimento de aproximação, acompanhada pela locução do seguinte texto: “O poder numa sociedade de consumo está com quem consome. Use esse poder para mudar esse mundo que está de cabeça para baixo. Como essa foto. Instituto Akatu.” Essa versão tem 12 segundos de duração.

Já na versão de 27 segundos, a locução diz o seguinte: “Antes de sermos consumidores, somos cidadãos. O consumo é um ato de cidadania, pois ele tem impacto no meio ambiente e na sociedade. Use o seu poder de compra buscando melhorar o mundo em que vivemos, afinal ele está de cabeça para baixo. Como essa foto. Consuma sem consumir o mundo em que você vive. Instituto Akatu.”

O outro filme do Movimento Cuide que está sendo veiculado chama-se “Etiqueta” e alerta para o que está por trás da produção dos bens que consumimos. Assim, são apresentadas imagens de camisetas e etiquetas, acompanhadas da locução: “Quando você compra uma roupa, não escolhe apenas o que vai vestir hoje, mas o mundo em que vai viver amanhã. Prestigie empresas socialmente responsáveis. Instituto Akatu.” Essa peça tem 12 segundos de duração.

“É fundamental contar com o apoio de grandes veículos de comunicação para a disseminação dos valores do consumo consciente”, afirma o diretor presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar.

Assista os vídeos: Favela 12s, Favela 27s e Etiqueta 12s.

Os filmes do Movimento Cuide podem ser veiculados. Em caso de interesse, envie um e-mail para gessica@akatu.org.br com a solicitação.

Chamado à ação

O Movimento Cuide é um chamado à ação e tem o objetivo de disseminar o conceito do consumo consciente e de estimular a sua prática. O movimento pretende mostrar que o ato de consumo pode ser um ato de cidadania, a partir do momento em que o consumidor tiver consciência de que seu poder de escolha pode contribuir para construir um mundo melhor.

O movimento foi lançado na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week. Já na edição Verão 2004/2005 do mesmo evento, o Cuide esteve presente com a venda das sacolas, que são as peças-símbolo do movimento.

Em junho deste ano, a parceria entre o Instituto Akatu e a RL Sistemas de Higiene atingiu, por meio do Movimento Cuide, 500 mil pessoas com a mensagem de consumo consciente. A RL trabalha com soluções para processos de higiene e tem como clientes empresas, shoppings e escolas, entre outros.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: