loader image
04.12.10 às 9:46

Consumo consciente é tema do maior trote social do Brasil

Em três dias de atividades, parceria entre estudantes da Unicamp e Instituto Akatu realiza ações de conscientização em escolas públicas e comunidades de Campinas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No lugar de máquinas de cortar cabelo, materiais educativos sobre consumo consciente. Ao invés de veteranos correndo atrás de calouros para “brincadeiras” de iniciação, todos os estudantes juntos trabalhando em ações comunitárias. Assim foi o “Trote da Cidadania Integrado”, o maior trote social do país, realizado por cerca de mil alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com o apoio técnico do Instituto Akatu, entre os dias 7 e 9 de março.

As atividades, que incluíram ações educativas em escolas públicas, campanhas de conscientização sobre consumo nas ruas de Campinas e visitas a cooperativas de reciclagem de lixo, envolveram 12 mil crianças e adultos da região e contaram com a presença especial do personagem Akatuzinho, que simboliza a causa do consumo consciente no País. O Instituto Akatu realizou uma capacitação com os universitários e forneceu material educativo sobre o tema.

O “exército” cidadão formado pelos estudantes começou seu trabalho na terça-feira (07/03), após uma palestra do gerente de projetos do Akatu, Aron Belinky, sobre o “poder sem fronteiras” que o consumidor tem no mundo globalizado. Os estudantes se dividiram em onze grupos para realizar diferentes atividades pela cidade.

O grupo de 48 estudantes liderado por William Kenji Tanaka, que está no quarto ano de Engenharia Química, distribuiu folhetos de orientação sobre coleta seletiva em Santa Genebra, bairro carente da cidade.

“Fizemos também uma pesquisa com as pessoas para um mapeamento da situação da coleta seletiva no bairro. Fomos muito bem recebidos aqui”, afirmou Tanaka que, na condição de veterano, tinha sob a sua supervisão quatro calouros da universidade.

Enquanto Tanaka e seu pequeno exército faziam o corpo-o-corpo nas ruas de Santa Genebra, a estudante de jornalismo e atriz profissional, Janaína Silva, vestia a fantasia de Akatuzinho num exercício de mímica com cerca de cem crianças de 3 a 7 anos da Escola Municipal Agostinho Páttaro. Brincadeira séria aquela, em que as crianças aprendiam conceitos sobre coleta seletiva e consumo consciente dos recursos naturais do planeta. A atividade rendeu até mesmo um apelido novo para o personagem Akatuzinho.

“As crianças adoraram e me chamaram de ‘planetinha’. Eles assimilaram muito bem os conceitos passados e se mostraram até mais conscientes do que imaginávamos”, disse Janaína.

As crianças que participaram da atividade receberam de brinde um kit contendo lápis de cor, borracha e lápis, com os quais coloriram figuras do Akatuzinho. Outra atividade realizada foram os “Jogos Cooperativos”, iniciativa apoiada pelo Unesco que tem o objetivo de disseminar conceitos de ética e cidadania.

Na quarta-feira (08/03), segundo dia do trote, o destaque ficou por conta de ação que realizada no Restaurante Universitário, onde foram distribuídas 9 mil canecas para os freqüentadores. A idéia é fazer com que os copos descartáveis, usados todos os dias no almoço, sejam substituídos pelas canecas plásticas que não são descartáveis, reduzindo assim a geração de lixo.

Já no terceiro e último dia de trote, os estudantes visitaram duas cooperativas de reciclagem da cidade e saíram às ruas para realizar a conscientização da população sobre a coleta seletiva e o consumo consciente. Nos três dias do “Trote da Cidadania Integrado”, mais de mil veteranos e calouros da universidade participaram das ações de cidadania.

Parceria

O Instituto Akatu participou ativamente do trote fornecendo materiais educativos sobre consumo consciente e sustentabilidade, além de realizar uma capacitação com os universitários que trabalharam nas atividades junto às escolas e comunidade.

“Consideramos muito enriquecedora e positiva a parceria estabelecida com os alunos da Unicamp para a utilização do Consumo Consciente no programa do Trote da Cidadania. O estabelecimento de alianças é fundamental para disseminarmos o consumo consciente e o sucesso do projeto dos estudantes nos mostra o quanto é válido este caminho”, explica o presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar.

Segundo o coordenador do trote, William Kenji Tanaka, estudante do quarto ano do curso de Engenharia Química, o projeto traz benefícios tanto para os estudantes como para os assistidos (cooperativas de reciclagem, entidades que cuidam de crianças e comunidade em geral).

“Com o trabalho é possível conscientizar os calouros e veteranos de seu papel social, integrando-os entre si e com a comunidade de Campinas”, justifica Tanaka.

Trote premiado

O Trote da Cidadania na Unicamp começou em 1998 e, na época, contava apenas com a participação de três cursos da universidade – hoje já são 17. Em 2003, começou a ser realizado o primeiro Trote da Cidadania Integrado, um evento inovador, que contava com a participação de oito cursos da universidade e obteve excelentes resultados.

No primeiro ano em que os estudantes realizaram a ação junto com a Cooperativa de Lixo Barão Geraldo, uma das beneficiadas pela ação, houve um aumento de mais de 100% na coleta do material reciclável enviado à entidade – passando de 1,20 toneladas ao dia para 2,50 toneladas ao dia.

O Trote da Cidadania Integrado da Unicamp foi premiado pelo Instituto Faça Parte, Fundação Educar e Neurônio Consultoria, em 2003, como o melhor trote da cidadania do Brasil. Em 2004, o projeto foi eleito “Caso de sucesso”, pelo Prêmio Trote da Cidadania.

“A idéia é conseguir a participação, cada vez maior, de outros cursos para que o Trote da Cidadania Integrado possa continuar gerando os resultados e o crescimento positivo dos últimos anos”, finaliza Tanaka.

Veja também:

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também