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23.12.10 às 6:53

Consumidores que se interessam por RSE são mais conectados à internet

Dos que manifestam interesse pelo tema, 70% navega na rede regularmente; saúde e doenças são os assuntos mais procurados
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Entre os consumidores brasileiros, 16% disseram que buscam informações sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Deste grupo, 70% estão conectados à internet e navegam com regularidade. E mais: lá eles são mais ativos do que aqueles que não se interessam pelo tema. Por exemplo, 63% dos interessados, participam de redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, contra 55%, entre os que não têm interesse.

Os dados são da pesquisa inédita “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, realizada e apresentada pelos institutos Akatu e Ethos, na terça-feira (14/12), em São Paulo.

 

Atividades desenvolvidas na internet entre consumidores*

O que costumam fazer bastante?

que buscam

informações sobre RSE

que não buscam informações sobre RSE
Participar de redes sociais como Facebook, Orkut etc.

63

55

Mandar e receber e-mails/mensagens

61

53

Se relacionar com amigos

56

51

Ler notícias

63

48

Pesquisar temas de interesse

66

42

Criar novos amigos

48

39

Acessar sites de empresas para buscar informações

49

19

Divulgar notícias que considera importantes

33

15

Acessar sites de empresas para reclamações/solicitações/dúvidas

23

08

Participar de chats/fóruns/discussões

17

09

Escrever Blogs

13

06

*repostas múltiplas, por isso a soma por coluna ultrapassa 100%

A pesquisa destaca que a característica ativa desses consumidores “implica na obtenção e difusão de informações” e, por isso, ao “compartilhar informações sobre empresas, eles são uma importante característica diferenciadora dos consumidores mais conscientes”.

Saúde e doença são os assuntos mais procurados
Quando questionados os temas de maior interesse, a pesquisa constata que, de forma geral, os dois temas mais populares são saúde e doenças (87% de consumidores interessados) e produtos, compras e consumo (que detêm interesse de 59%).

Interesse do consumidor por temas diversos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O estudo foi feito com patrocínio de Santander, apoiador pioneiro do Akatu, Bradesco e Walmart, ambos apoiadores estratégicos, Faber Castell, apoiador benemérito e executado pela GfK.

A pesquisa ouviu 800 mulheres e homens, com idade igual ou superior a 16 anos, de todas as classes sociais e regiões geográficas do país, nas seguintes localidades: regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), capitais (Goiânia e Manaus) e Distrito Federal.

Esta publicação integra a série sobre Responsabilidade Social e se soma à pesquisa “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil – 2008”, aos relatórios sobre “Percepção da RSE pelo Consumidor Brasileiro” (seis publicações, começando em 2000), e aos relatórios das pesquisas Akatu nºs 3, 4, 5, 6, 7 (desde 2003), todos disponíveis aqui.

Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.

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