Entre os consumidores brasileiros, 16% disseram que buscam informações sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Deste grupo, 70% estão conectados à internet e navegam com regularidade. E mais: lá eles são mais ativos do que aqueles que não se interessam pelo tema. Por exemplo, 63% dos interessados, participam de redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, contra 55%, entre os que não têm interesse.
Os dados são da pesquisa inédita “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”, realizada e apresentada pelos institutos Akatu e Ethos, na terça-feira (14/12), em São Paulo.
Atividades desenvolvidas na internet entre consumidores*
O que costumam fazer bastante? |
que buscam
informações sobre RSE |
que não buscam informações sobre RSE |
Participar de redes sociais como Facebook, Orkut etc. |
63 |
55 |
Mandar e receber e-mails/mensagens |
61 |
53 |
Se relacionar com amigos |
56 |
51 |
Ler notícias |
63 |
48 |
Pesquisar temas de interesse |
66 |
42 |
Criar novos amigos |
48 |
39 |
Acessar sites de empresas para buscar informações |
49 |
19 |
Divulgar notícias que considera importantes |
33 |
15 |
Acessar sites de empresas para reclamações/solicitações/dúvidas |
23 |
08 |
Participar de chats/fóruns/discussões |
17 |
09 |
Escrever Blogs |
13 |
06 |
*repostas múltiplas, por isso a soma por coluna ultrapassa 100%
A pesquisa destaca que a característica ativa desses consumidores “implica na obtenção e difusão de informações” e, por isso, ao “compartilhar informações sobre empresas, eles são uma importante característica diferenciadora dos consumidores mais conscientes”.
Saúde e doença são os assuntos mais procurados
Quando questionados os temas de maior interesse, a pesquisa constata que, de forma geral, os dois temas mais populares são saúde e doenças (87% de consumidores interessados) e produtos, compras e consumo (que detêm interesse de 59%).
Interesse do consumidor por temas diversos
O estudo foi feito com patrocínio de Santander, apoiador pioneiro do Akatu, Bradesco e Walmart, ambos apoiadores estratégicos, Faber Castell, apoiador benemérito e executado pela GfK.
A pesquisa ouviu 800 mulheres e homens, com idade igual ou superior a 16 anos, de todas as classes sociais e regiões geográficas do país, nas seguintes localidades: regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), capitais (Goiânia e Manaus) e Distrito Federal.
Esta publicação integra a série sobre Responsabilidade Social e se soma à pesquisa “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil – 2008”, aos relatórios sobre “Percepção da RSE pelo Consumidor Brasileiro” (seis publicações, começando em 2000), e aos relatórios das pesquisas Akatu nºs 3, 4, 5, 6, 7 (desde 2003), todos disponíveis aqui.
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