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24.12.10 às 5:13

Consumidores declaram apoio a empresas socialmente responsáveis

Pesquisa realizada por professor da Uerj indica que percepção da importância da responsabilidade social nas empresas está crescendo a cada ano entre os consumidores
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Comentário Akatu:A pesquisa demonstra uma tendência importante: a de que o nível de consciência dos consumidores está aumentando. As práticas de responsabilidade social por parte das empresas beneficiam a toda a sociedade, portanto, devem ser reconhecidas e apoiadas pelos cidadãos.

Pesquisa realizada pelo terceiro ano consecutivo pela coluna Empresa Cidadã, publicada no jornal Monitor Mercantil e escrita pelo professor Paulo-Márcio de Mello, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atesta que os consumidores estão mais dispostos a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis, mesmo que estes sejam mais caros.

Diante da questão “na hora de comprar, entre uma empresa-cidadã e outra empresa, você escolheria a empresa-cidadã?”, 76% dos 98 leitores que responderam espontaneamente disseram que escolheriam a empresa-cidadã e estariam dispostos a pagar até 10% mais; 19% disseram que escolheriam a empresa-cidadã, desde que os preços fossem iguais, e 5% disseram que escolheriam a empresa-cidadã e estariam dispostos a pagar até 20% mais.

Em relação às pesquisas realizadas com as mesmas alternativas, em 2004 e 2003, destaca-se o crescimento consistente da alternativa representada pela escolha da empresa-cidadã e disposição de pagar até 10% mais (55% em 2003, 69% em 2004 e 76% em 2005). O crescimento desta alternativa parece ser obtido predominantemente com a migração da alternativa representada pela escolha da empresa-cidadã desde que os preços fossem iguais (42% em 2003, 25% em 2004 e 19% em 2005).

Além disso, destaca-se, pela primeira vez nos três anos, a inexistência de opções pela alternativa de indiferença entre a empresa-cidadã e outras empresas e as primeiras opções pela alternativa representada pela escolha da empresa-cidadã e disposição de pagar até 20% mais (5% em 2005).

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