loader image
11.10.19 às 10:56

Confira 5 dicas de experiências e 5 brinquedos sustentáveis pra fazer com as crianças

No Dia das Crianças, o importante mesmo é estar junto! Veja sugestões de atividades para curtir a data em família.

O Dia da Criança pede comemoração. E também é uma ótima data para mostrar aos pequenos que boas experiências rendem memórias ainda mais especiais do que um bem material.

Além de reduzir a quantidade de recursos naturais gastos nas embalagens e nos próprios produtos, a escolha de um brinquedo sustentável, que pode ser feito em conjunto com os pequenos, ou de uma experiência na natureza é também uma maneira de falar sobre consumo consciente com os pequenos.

Selecionamos cinco dicas de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis ou embalagens que você pode construir — e se divertir — com seu filho. Também separamos dicas de experiências que não envolvem presentes materiais. Mas envolvem um tempo em família que se faz a data ser inesquecível.

Brinquedos para se fazer em casa:

20 brinquedos reciclados para você fazer em casa1 – Avião

Um pregador de roupas e três palitos de sorvete podem se transformar em um divertido avião. Basta colar dois palitos de sorvete na ponta em que o pregador de roupa tem a abertura, para simular as asas. Já o terceiro, deve ser colado na outra ponta. Quem preferir, ainda pode colorir.

2 – Jogo de Xícaras

Quem diria que embalagens de iogurte e uma caixa de leite têm vocação para se transformar num jogo de chá? Iogurtes vendidos em bandejas viram xícaras, com alças feitas de EVA ou papelão. Já o bule é feito com uma caixa de leite.

3 – Casinha de boneca

Embalagens de amaciante ou desinfetante podem virar casinhas de bonecas. É preciso fazer uma abertura lateral, simulando uma porta. Depois do recorte, o fundo da embalagem pode ser revestido. A decoração fica por conta de adesivos ou desenhos.

4 – Foguete

Rolos de papel higiênicos empilhados e colados viram… um foguete! Com o próprio rolo aberto e dobrado em formato de triângulo se faz a ponta. O suporte da base pode ser feito com papel. Depois, é só recortar as janelas e encaixar bonecos para uma viagem espacial.

5 – Pebolim

A caixa de sapato que iria para o lixo vira palco da disputa de dois grandes times de pebolim. O segredo é medir a lateral da caixa e dividir o espaço para os furos. Em seguida, varetas de madeira devem ser traspassadas de um lado para o outro. É nelas que vão os pregadores — ou melhor, os jogadores.

Imagens: Céu de borboleta / divulgação
Experiências para curtir com os pequenos:

1 – Passear no parque

Passear no parque pode ser uma atividade ainda mais prazerosa quando aliada a um piquenique. Leve lanches naturais, sucos, geleias e frutas. E uma sacolinha, para recolher o lixo no final. Se vocês está em São Paulo, curta o Parque do Ibirapuera, o Parque Villa-Lobos ou o Parque da Água Branca. No Rio, escolha entre o Parque Lage, o Parque da Catacumba ou a Lagoa Rodrigo de Freitas, que também permite piquenique. E em Belo Horizonte, há o Parque Municipal Américo Renné Giannett, o Parque Amílcar Vianna Martins e a Praça do Papa.

2 – Brincadeiras antigas

Que tal resgatar brincadeiras dos velhos tempos, como pega-pega, pipa, queimada e bolinha de gude? Além da diversão em si, essas atividades estimulam os exercícios físicos e beneficiam a saúde das crianças. Patinetes e bicicletas também estão liberadas nos parques, desde que com equipamentos de segurança. Uma boa opção é montar um roteiro de caça ao tesouro, espalhando dicas e um prêmio no final. A atividade envolve o raciocínio rápido e também o espírito de equipe.

3 – Atividades culturais

Criança também merece ter contato com cultura. Nesta época do ano, as cidades têm uma vasta programação infantil, de peças de teatro a espetáculos de música clássica. Em São Paulo, o programa Meu Primeiro Musical, no Theatro Municipal, traz apresentações que contam a trajetória de Heitor Villa Lobos, um dos maiores nomes da música erudita.

4 – Contação de Histórias

Estimular o gosto pela leitura ajuda no desenvolvimento das crianças. Além das feiras de livros, que ganharam espaço até mesmo nos shoppings, leve seus pequenos a eventos com contação de histórias. A Biblioteca de São Paulo e a Vila Lobos estão com programação especial para as crianças no mês de outubro. Na região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo, a Associação Centro Cultural Viva promove o Festival de Circo de  Duas Barras, também com contação de histórias. E o CCBB de Belo Horizonte oferece uma programação que envolve arte e cultura, com oficinas e práticas culturais.

5 – Estar junto!

A verdade é que não importa muito o lugar, momentos em família ficam marcados na trajetória das crianças. Se decidirem ficar em casa, aproveita a data especial para fazer experimentos, cozinhar com os pequenos ou promover uma festa do pijama.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também