Comunidades religiosas debatem mudanças climáticas

Evento reúne 12 lideranças de comunidades religiosas diversas para discutir mudanças climáticas e assinar a Declaração Fé no Clima

Crédito da foto: divulgação/Fé no Clima

Tendo como pano de fundo a Encíclica Papal “Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum” e a 21ª Conferência da ONU do Clima em Paris (COP-21), que será realizada em dezembro, o ISER (Instituto de Estudos da Religião) em parceria com o GIP (Gestão de Interesse Público)  realizam o Encontro Internacional Fé no Clima, no dia 25 de agosto de 2015, no Rio de Janeiro.

O Evento contará com a presença de 12 lideranças religiosas de expressão nacional e internacional, engajados com o tema socioambiental, que irão expor suas visões sobre os fundamentos sagrados de sua tradição religiosa que versem sobre a relação de cuidado da humanidade com a criação.

Também serão apresentadas as ações concretas que suas comunidades religiosas têm tomado diante das mudanças climáticas. A expectativa é que os desdobramentos do encontro gerem uma ação concertada entre essas lideranças em prol da conscientização de suas comunidades sobre a importância de se lidar com o tema das mudanças climáticas.

Os convidados confirmados são: André Trigueiro (espírita e jornalista), Ariovaldo  Ramos (pastor evangélico), Mãe Beata de Yemanjá (Iyalorixá do Ilê Omi Ojuarô), Dolores (Inkaruna) Ayay Chilón, professor de Quechua, da tradição Andina, Mãe Flávia Pinto (umbandista), Rv. Fletcher Harper (pastor episcopal norte americano), Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J (Igreja Católica), Kola Abimbola (Babalorixá  Yorubá e acadêmico nigeriano), Léo Yawabane (tradição indígena Huni Kuin, do Acre), Lama Padma Samten (monje budista), Rabino Nilton Bonder (tradição judaica) e Timóteo Carriker (pastor presbiteriano).

No final do evento as lideranças vão assinar a Declaração Fé no Clima, que reunirá as convergências entre as falas dos participantes e será encaminhada à Presidência da República e ao Ministério de Meio Ambiente, com o intuito de posicionar as comunidades religiosas diante do tema da agenda política nacional e internacional.

Leia mais:

Protocolo de Paris será o maior acordo climático do mundo com 190 signatários

Observatório do Clima: Brasil reduziu em 15% emissão de gases de efeito estufa

Gostou da notícia? Compartilhe!
Ajude a disseminar o Consumo Consciente entre os seus amigos.
Compartilhe:
Leia mais: